(UFRJ 2000) - Genética

Uma determinada característica depende de um locus que possui 4 alelos (A1, A2, A3, A4). Outra característica também depende de 4 genes (B1, B2 e C1, C2), porém são dois pares de alelos localizados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Um desses dois tipos de determinismo genético apresenta um número maior de genótipos possíveis na população. Identifique esses genótipos.

Resolução:

Os genótipos são: 
A1 A1, A1 A2, A1 A3, A1 A4
A2 A2, A2 A3, A2 A4
A3 A3, A3 A4, A4 A4

(UFRJ 2000) - Biologia Molecular

No início do projeto do genoma humano, havia duas estratégias a considerar:

 I) seqüenciar o ADN total dos cromossomos diretamente;
II) extrair todos os ARNs mensageiros, produzir ADN a partir desses ARNs mensageiros e seqüenciar apenas esse ADN. Nos dois casos, a técnica de seqüenciamento era a mesma.

Por que a segunda estratégia é mais rápida e, portanto, mais econômica?

Resolução:

No caso do seqüenciamento direto do ADN, os resultados revelam tanto a seqüência das regiões codificadoras (os genes) quanto a das não codificadoras, que representam quase 90% do genoma. Com a segunda estratégia são seqüenciados somente os genes, isto é, regiões codificadoras.

(UFRJ 2000) - Botânica

As plantas chamadas de C3 perdem muito rendimento de produção de moléculas orgânicas por fotossíntese quando a concentração de C0 2 é baixa. As plantas chamadas C4 possuem um metabolismo que contorna essa situação, mantendo a velocidade da fotossíntese mesmo em baixas concentrações de CO 2 . Considerando a função dos estômatos das folhas no controle da evapotranspiração, indique qual dos dois tipos de planta perde menos produtividade em um clima seco e quente. Justifique sua resposta.

Resolução:

A planta C4, pois em climas quentes e secos o calor aumenta a evapotranspiração e os estômatos fecham. Isso diminui a concentração de CO2no interior da folha, o que reduz o rendimento da planta C3.

(UFRJ 2000) - Histologia e Fisiologia Vegetal

Uma criança gravou a inicial de seu nome no tronco de uma jaqueira, a 1,5m do solo. Após alguns anos, ao observar a árvore percebeu que ela estava muito mais alta e que sua inicial gravada continuava à mesma altura do solo, mas com o desenho bastante alargado. Explique por que a gravação se alargou com a passagem dos anos.

Resolução:

O alargamento da inicial gravada no tronco, após alguns anos, deve-se ao fato de que a árvore cresceu em espessura à custa do meristema secundário. Esse meristema se forma nasregiões laterais do caule e da raiz e é encontrado em meio aos tecidos diferenciados destas partes.

(UFRJ 2000) - Taxonomia

Para alguns cientistas os artrópodes teriam surgido a partir dos anelídeos. Os peripatos (Peripatus) seriam os representantes atuais dos possíveis ancestrais dos artrópodes, uma vez que reúnem características dos anelídeos e dos artrópodes. Os peripatos apresentam corpo vermiforme, são dotados de traquéias, possuem nefrídios, têm circulação aberta e cutícula de quitina. Quais dessas características são próprias dos anelídeos e quais características pertencem aos artrópodes?

Resolução:

Corpo vermiforme e presença de nefrídios são características dos anelídeos. Presença de traquéias, circulação aberta e cutícula de quitina são próprias dos artrópodes.

(UFRJ 2000) - Sangue

Atualmente uma das estratégias mais promissoras no combate ao câncer é a injeção de inibidores de angiogênese (formação de vasos sanguineos) no local do tumor. Considerando as funções do sangue, qual é o princípio dessa estratégia?

Resolução:

Em geral as células de um tumor multiplicam-se rapidamente, o que exige nutrição abundante e constante, pela irrigação sangüínea. Assim, a falta de circulação local produzida pelo inibidor de angiogênese faz com que as células tumorais morram por inanição.

(UFRJ 2000) - Evolução

Um grupo de pesquisadores estudou uma certa espécie de pássaro e constatou, inicialmente, que as fêmeas botavam entre dois e oito ovos em seus ninhos. Para entender melhor a reprodução da espécie, os pesquisadores verificaram os custos e os benefícios em energia relacionados com o tamanho da ninhada. As duas medidas, transformadas em unidades de valor adaptativo, estão representadas no gráfico a seguir:


Nessas condições, indique o número de ovos que deve ser observado com mais freqüência nos ninhos. Justifique sua resposta.

Resolução:
O número deverá ser 5. O valor adaptativo final é a diferença entre benefícios e custos. A maior diferença é o bservada nos ninhos com 5 ovos; logo a seleção natural deverá favorecer os casais que tenham uma prole de 5 indivíduos.

(UFRJ 2000) - Ecologia

As técnicas modernas de engenharia genética tornaram possível a produção de plantas transgênicas que possuem genes introduzidos artificialmente no seu genoma. Entre as várias estratégias de produção de plantas transgênicas destacamos duas:

1) plantas resistentes a certos vírus patogênicos que, na ausência do gene de resistência, as matariam.
2) Plantas mais resistentes aos efeitos dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Essas plantas toleram concentrações maiores de agrotóxico sem alterar as propriedades tóxicas dos defensivos agrícolas.

Do ponto de vista ambiental, qual das duas estratégias não é recomendável? Justifique sua resposta.

Resolução:

A segunda. A maior resistência das plantas aos agrotóxicos permitirá o aumento da quantidade de agrotóxicos lançados no ambiente, com a consequente contaminação do solo e das águas levando a eliminação local de várias espécies.

(UFRJ 2000) - Genética

A cor do pêlo dos gatos depende de um par de genes alelos situados no cromossomo X. Um deles é responsável pela cor preta e o outro pela cor amarela. Existe um terceiro gene autossômico (não localizado nos cromossomos sexuais) que é responsável pela cor branca. Com essas informações, explique por que o pêlo de uma gata pode ter três cores, enquanto o pêlo de um gato só pode ter duas cores.

Resolução:

Os genes para preto e para amarelo estão no cromossomo X. Como os gatos do sexo masculino têm apenas um cromossomo X, só poderão ter um dos genes ligados ao sexo, preto ou amarelo, além do gene autossômico. As fêmeas, que possuem dois cromossomos X, podem ter os dois alelos para cor, além do gene autossômico para a cor branca.

(UFRJ 1999) - Taxonomia Botânica

As células da raiz de um pé de milho possuem 20 cromossomos. Levando em conta o ciclo reprodutivo desse vegetal, quantos cromossomos você espera encontrar nas células do albume (endosperma) e do embrião de um grão de milho? Justifique sua resposta.

Resolução:

Nas células do albume há 30 cromossomos, pois ele é formado a partir de uma célula resultante da fusão de um núcleo gamético (n) do tubo polínico com dois núcleos polares (n + n) do saco embrionário. Nas células do embrião há 20 cromossomos, pois ele é formado a partir de uma célula resultante da fecundação da oosfera (n) por um núcleo gamético (n) do tubo polínico.

(UFRJ 1999) - Citologia

Para investigar a dinâmica de biossíntese de uma proteína transportadora de glicose com relação às várias organelas de uma célula, um pesquisador incubou as células com um meio de cultura contendo um aminoácido marcado com carbono-14 (radioativo). Após um período de incubação, o pesquisador tomou amostras das células em cultura, isolou as várias organelas e contou a radioatividade de cada uma. As organelas analisadas foram: núcleo, ribossomas, mitocôndrias e membrana plasmática.

a) Identifique a organela que, inicialmente, apresentou radioatividade mais alta. Justifique sua resposta.
b) Ao final do período de incubação, qual organela apresentou radioatividade mais alta? Justifique sua resposta.

Resolução:

a) Ribossoma. É nessa organela que ocorre a síntese de proteínas. 
b) A membrana plasmática, pois é nela que acontece o transporte de glicose.

(UFRJ 1999) - Genética

Uma população vegetal que não está em equilíbrio de Hardy Weinberg, é composta por 500 indivíduos. Desses, 420 são de flores vermelhas (fenótipo dominante) e 80 são de flores brancas (fenótipo recessivo). Dos 420 indivíduos de flores vermelhas, 380 são homozigóticos (VV) e 40 são heterozigóticos (Vv). Determine a freqüência dos genes V e a freqüência dos genes v nessa população.

Resolução:

Nessa população temos 500 indivíduos e, consequentemente, 1.000 genes (2 genes para cada indivíduo). A quantidade de genes vé 80 x 2 = 160 nos indivíduos vve 40 x 1 = 40 nos indivíduos Vv. O total de genes v é, portanto, de 160 + 40 = 200. Como, no total, há 1.000 genes, a frequência de vé de 20%. A frequência de genes Vé, então, de 80%.

(UFRJ 1999) - Sangue

Nas transfusões sanguíneas, o doador deve ter o mesmo tipo de sangue que o receptor com relação ao sistema ABO. Em situações de emergência, na falta de sangue do mesmo tipo, podem ser feitas transfusões de pequenos volumes de sangue Opara pacientes dos grupos A, Bou AB. Explique o problema que pode ocorrer se forem fornecidos grandes volumes de sangue O para pacientes A, B ou AB.

Resolução:

O sangue do tipo O possui aglutininas anti-A e anti-B. Com transfusões de pequeno volume, essas aglutininas ficam muito diluídas no sangue do receptor, o que não acarreta problemas. Por outro lado, se o volume do sangue O doado for grande, essas aglutininas atingem concentrações que provocam a aglutinação das hemácias do receptor, causando entupimento dos capilares e outros problemas decorrentes das transfusões incompatíveis.

(UFRJ 1999) - Reprodução

A tipagem de DNA é uma técnica desenvolvida recentemente que permite identificar e estabelecer o grau de parentesco entre indivíduos. Para se realizar uma análise patrilínea, isto é, a investigação dos ancestrais paternos, usa-se um marcador do cromossomo Y, que não se altera ao longo das gerações (salvo em casos de mutações). Por outro lado, para uma análise matrilínea (materna), lança-se mão do DNA mitocondrial. Por que o DNA mitocondrial deve ser usado para a análise matrilínea?

Resolução:

Durante a fertilização, somente o DNA nuclear do espermatozóide penetra no óvulo. Por esse motivo, o DNA mitocondrial do zigoto é necessariamente materno.

(UFRJ 1999) - Digestão

Uma pessoa só contrai o cólera se ingerir água contendo, no mínimo, 10^8 vibriões, o microorganismo causador dessa doença. No entanto, se uma pessoa beber água contendo bicarbonato de sódio - um antiácido - são necessários apenas 10^4 vibriões para iniciar a doença. Por que ocorre essa diferença?

Resolução:

A água que contém o bicarbonato de sódio, que é básico, neutraliza parte do suco gástrico (que é ácido) no estômago. Normalmente, a acidez do suco gástrico seria suficiente para matar uma fração dos vibriões; porém, na presença de bicarbonato, mais vibriões sobrevivem.

(UFRJ 1999) - Sistema Respiratório

O gráfico abaixo representa a saturação da hemoglobina com oxigênio em função da pressão parcial de oxigênio no ambiente. Os dois pontos assinalados na curva representam os níveis de saturação da hemoglobina em função das pressões parciais de oxigênio no sangue arterial e no sangue venoso de um homem.

Identifique qual ponto corresponde à saturação venosa e qual corresponde à saturação arterial. Justifique sua resposta.

Resolução:

O ponto 1 é o nível de saturação do sangue venoso. Essa pressão é baixa pois grande parte do O2 foi consumida pelos vários tecidos. O ponto 2 é o nível de saturação do sangue arterial. Essa diferença deve-se à hematose que ocorre ao nível dos alvéolos pulmonares.

(UFRJ 1999) - Ecologia

O processo da fotossíntese é uma forma de transferência da energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO 2 atmosférico e produzem O 2 . Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol. O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor. Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta.

Resolução:

A temperatura da atmosfera deverá aumentar devido ao aumento da quantidade de CO2 , que intensificará o efeito estufa.

(UFRJ 1999) - Taxonomia botânica

No interior das sementes podem ser encontrados o embrião que dará origem a uma nova planta e uma reserva de alimento que nutrirá o embrião no início de seu desenvolvimento. Se todos os componentes necessários para a formação de um novo vegetal já estão presentes nas sementes, por que os grãos de feijão, por exemplo, normalmente não germinam dentro das embalagens nas quais estão contidos?

Resolução:

Dentro das sementes a quantidade de água é muito pequena e, com isso, as reações do metabolismo estão reduzidas a um mínimo necessário à manutenção da vida. Para que possa ocorrer a germinação, é preciso que as sementes entrem em contato com a água; com isso as reações metabólicas ficam favorecidas, o que permite o desenvolvimento do embrião

(UFRJ 1999) - Evolução

Os machos de uma certa espécie de pássaros são territoriais, ou seja, são animais que delimitam e defendem a região em que se instalam. Os mais fortes escolhem e ocupam os melhores territórios, dos quais expulsam qualquer outro macho que tente se aproximar. Na época do acasalamento, as fêmeas “passeiam” por todos os territórios e decidem com que macho vão procriar. O gráfico a seguir mostra a ordem em que 10 machos dessa espécie foram escolhidos.


O eixo das ordenadas indica a seqüência em que os machos foram escolhidos e o eixo das abscissas indica a qualidade dos territórios.

a) O que determina a escolha preferencial dos machos pelas fêmeas?
b) Qual o mecanismo evolutivo que explica esse padrão?

Resolução:
a) O macho que detém o território de melhor qualidade é escolhido primeiro. 
b) As fêmeas que escolhem os machos que ocupam os melhores territórios têm evolutivamente, mais chance de criar sua prole; a seleção natural, portanto, deve ter favorecido aquelas fêmeas com maior capacidade de analisar a qualidade do território ocupado por um macho

( UFRJ 1999) - Reprodução

A pílula anticoncepcional feminina é composta de estrógenos e progestacionais sintéticos que impedem a formação do óvulo (ovócito II) pelo ovário. Em geral, a mulher toma a pílula por 21 dias consecutivos, interrompe o uso da pílula por alguns dias e, em seguida, inicia uma nova série. Alguns médicos, entretanto, prescrevem o uso continuado da pílula, sem interrupções. Que diferença no ciclo feminino, particularmente no útero, terá esse segundo procedimento, quando comparado ao uso interrompido do medicamento?

Resolução:

Os hormônios sintéticos inibem a ovulação e promovem o crescimento do endométrio do útero. A interrupção da pílula provoca a queda da taxa sanguínea desses hormônios o que acarreta a menstruação. Se o uso for contínuo, sem interrupções, não ocorre a menstruação.

(UFRJ 1999) - Genética

A formação de uma característica fenotípica depende, em alguns casos, apenas de fatores genéticos. Em outros casos, prevalece a influência de fatores ambientais. Na maioria das vezes há uma interação entre fatores genéticos e ambientais. Um dos métodos utilizados para avaliar a importância relativa dos genes e dos fatores ambientais na formação de uma característica é o estudo comparativo entre irmãos gêmeos monozigóticos criados juntos e criados separados. A tabela a seguir, elaborada a partir de um grande número de pares de gêmeos, indica o grau de concordância de quatro características. Uma concordância significa que quando um irmão possui a característica, o outro também a possui.

Indique a característica que mais depende de fatores ambientais. Justifique sua resposta.

Resolução:
A característica 2, pois gêmeos com o mesmo padrão genético (univitelínicos) apresentam grau de concordância menor em ambientes diferentes.

(UFRJ 1998) - Metabolismo

Em 1997 completou-se o seqüenciamento do ADN dos 16 cromossomos da levedura S. cerevisae, um eucarioto aeróbio. Cada gene foi mapeado no seu respectivo cromossomo. As seqüências representam cerca de 6.000 genes. O gráfico a seguir apresenta a distribuição desses genes de acordo com a sua função:

Suponha que a seqüência completa dos genes de uma célula anaeróbia de complexidade semelhante à da levedura seja realizada, e que se faça um gráfico semelhante ao apresentado. Identifique os dois setores do gráfico que devem apresentar maior diminuição percentual. Justifique sua resposta.

Resolução:

Os setores mais modificados seriam o 1 e o 5, pois na célula anaeróbica não há mitocôndrias (setor 1) e não há o ciclo de Krebs nem a respiração (setor 5).

(UFRJ 1988) - Evolução

De acordo com o modelo de Lynn Margulis, as mitocôndrias, antes de serem organelas celulares, eram organismos procariontes aeróbios de vida livre. Eventualmente, ao longo da evolução, esses organismos foram endocitados por células eucariotas anaeróbias, permanecendo no citoplasma e passando a replicar-se aí, em sincronia com as células hospedeiras. Essa associação teria então criado células mais eficientes, capazes de gerar mais moléculas de ATP por mol de glicose. De acordo com esse modelo, qual foi a principal pressão seletiva para que as células "adotassem" as mitocôndrias?

Resolução:

A pressão seletiva foi o gradual acúmulo de oxigênio na atmosfera, produzido por organismos fotossintetizadores. Nessas circunstâncias, o oxigênio seria tóxico para as células que não pudessem utilizá-lo e, assim, as células que adquiriram as mitocôndrias tinham mais chance de sobreviver. Além disso, puderam catabolizar a glicose mais eficientemente através das vias oxidativas.

(UFRJ 1998) - Sistema Excretor

No rim dos vertebrados, a unidade excretora (néfron) possui uma dilatação do tubo excretor (cápsula de Bowman), que mantém grande superfície de contato com capilares sanguíneos (glomérulos de Malpighi) de onde absorve água, que vai compor a urina. Existem dois tipos de peixes ósseos: um possui rim com glomérulos grandes e o outro possui rim com glomérulos pequenos ou sem glomérulos. Com base nas relações osmóticas desses animais em seu ambiente, identifique o peixe de água doce e o peixe marinho. Justifique sua resposta.

Resolução:

O peixe marinho deve ser o de rim com glomérulos pequenos ou sem glomérulos, pois filtra água e não urina ou urina pouco, compensando a perda de água por osmose ao nível das brânquias. O peixe de água doce está numa situação oposta: o ambiente é hiposmótico e as brânquias absorvem água. Isso é compensado pela urina abundante, que depende de glomérulos grandes.

(UFRJ 1998) - Fotossíntese

Existem plantas adaptadas às condições do deserto, nas quais a fotossíntese é do tipo CAM. Essa fotossíntese se caracteriza pela absorção do gás carbônico (CO2 ) pelos estômatos, durante a noite. O CO2 se acumula dentro da célula, ligando-se ao ácido málico. Durante o dia os estômatos se fecham, mas a planta pode usar, na fotossíntese, o CO 2 retido no ácido málico. Explique, do ponto de vista evolutivo, a existência da fotossíntese CAM em muitas plantas que vivem nos desertos.

Resolução:

O CO2 é captado através dos estômatos que, quando se abrem, permitem também a saída de água. Nos desertos, manter os estômatos fechados durante o dia quando a temperatura é mais alta, deve ter representado uma adaptação muito vantajosa pois reduz a perda de água.

(UFRJ 1998) - Biologia Molecular

Suponha um gene de um eucarioto responsável pela síntese de uma proteína. Nesse gene existem íntrons, ou seja, regiões do ADN cujas informações não estão presentes na proteína em questão. As regiões do ARN transcrito correspondentes aos íntrons são eliminadas após o processo de transcrição. A figura a seguir representa o resultado de uma experiência de hibridação do ARN mensageiro com a cadeia de ADN que lhe deu origem.


A figura mostra cinco regiões, identificadas por números de 1 a 5. Quais dessas regiões correspondem aos íntrons? Justifique sua resposta.
Resolução:

As regiões 2 e 4. Essas regiões formam alças justamente por não possuírem as sequencias de nucleotídeos complementares, que foram eliminadas após o processo de transcrição.

(UFRJ 1998) - Fotossíntese

Em 1931, desejando estudar a fotossíntese, Cornelius van Niel observou que bactérias fotossintetizadoras usavam H2 S e geravam enxofre como produto. A equação a seguir mostra as reações fotossintéticas dessas bactérias:

Comparando essa equação com a da fotossíntese das plantas, o que podemos deduzir a respeito da origem do oxigênio gerado pelas plantas que realizam fotossíntese?

Resolução:

A equação apresentada poderia representar a fotossíntese das plantas, bastando para tal substituir o átomo de enxofre pelo átomo de oxigênio. Então, por analogia, o oxigênio O2 gerado pelas plantas seria cedido pela água

(UFRJ 1998) - Genética

Durante o processo da meiose ocorre a recombinação gênica, isto é, a troca de seqüências de ADN entre cromossomos homólogos. Identifique o cromossomo humano que sofre menos recombinação. Justifique sua resposta.

Resolução:
O cromossomo Y. Há apenas uma troca de ADN entre o cromossomo Y (que é único no cariótipo do homem) e o cromossomo X, num pequeno trecho homólogo existente entre esses cromossomos.

(UFRJ 1998) - Taxonomia Botânica

A fotossíntese realizada nas folhas produz glicídios que se distribuem pela planta e ficam acumulados em diferentes órgãos, como raízes, caules subterrâneos e frutos. No caso de raízes e caules subterrâneos, esse acúmulo representa uma reserva nutritiva para a planta. No caso dos frutos, esse acúmulo é importante para a dispersão do vegetal. Explique por quê.

Resolução:

O acúmulo de glicídios torna esses frutos atraentes para vários animais que, ao comê-los, acabam por transportar as sementes dos frutos para lugares distantes.

(UFRJ 1998) - Genética

Na espécie humana existe um gene raro que causa a displasia ectodérmica anidrótica, que é uma anomalia caracterizada pela ausência das glândulas sudoríparas. Esse gene se localiza no cromossomo sexual X. Algumas mulheres, portadoras desse gene em heterozigose, ficam com a pele toda manchada, formando um mosaico de manchas claras e escuras, quando se passa um corante sobre a pele.

a) Explique a formação dessas manchas do ponto de vista genético.
b) Por que esse mosaico não pode aparecer em um homem?

Resolução:

a) A mulher que é heterozigota para esse gene, em função da inativação ao acaso de um dos cromossomos X, apresentará regiões da pele em que o gene normal será ativo e outras regiões em que o gene anormal será o gene ativo. 
b) Os homens só têm um cromossomo X, que é sempre funcional e portador de apenas um dos dois genes. Se o cromossomo X do homem tiver o gene em questão, toda sua pele estará comprometida, caso contrário toda sua pele será normal.

(UFRJ 1998) - Reprodução

A eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pode ser verificada observando-se o quadro a seguir:

a) Explique por que o método da tabela é um dos menos seguros.
b) O método da pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais em relação à forma pela qual se evita a gravidez. Explique por quê.

Resolução:

a) Porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular. 
b) A pílula é o único método que impede a liberação do gameta através de hormônios que interferem no ciclo menstrual.

(UFRJ 1998) - Vírus

Apesar dos esforços de numerosas equipes de cientistas em todo o mundo, uma vacina contra a gripe, que imunize as pessoas a longo prazo, ainda não foi conseguida. A explicação para isso é que o vírus da influenza, causador da gripe, sofre constantes mutações. Por que essas mutações diminuem a eficácia das vacinas?

Resolução:

Em função das mutações, as proteínas do capsídeo viral são diferentes e, assim, apesar de as pessoas vacinadas possuirem anticorpos contra uma determinada linhagem do vírus, não possuem anticorpos capazes de reconhecer os vírus com as proteínas alteradas resultantes das mutações.

(UFRJ 1998) - Citologia

Existe um certo órgão do aparelho digestivo dos animais vertebrados que tem uma função equivalente à dos lisossomos das amebas e de outros protozoários.

a) Identifique esse órgão.
b) Que característica funcional é comum aos lisossomos e a esse órgão?

Resolução:

a) o estômago 
b) os lisossomos e o estômago realizam a digestão de proteínas em meio ácido.

(UFRJ 1997) - Genética

Pela equação Hardy-Weinberg, p 2 + 2pq + q 2 = 1, onde p e q são as frequências de dois alelos. Com essa equação podemos calcular a freqüência de um genótipo sabendo a frequência de um dos alelos, ou vice-versa, desde que a população esteja em equilíbrio. Numa determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg nasceram 10.000 crianças; uma dessas crianças apresentou uma doença, a fenilcetonúria, determinada por um gene autossômico recessivo. Calcule a frequência de indivíduos de fenótipo normal portadores do gene causador da fenilcetonúria nessa população.

Resolução:
Freqüência de homozigotos recessivos aa = 1/10000 = 0,0001 Logo q 2 = 0,0001; q  = 0,01 Como p + q = 1 , a freqüência do gene dominante é: 1 - 0,01 = 0,99 Como o heterozigoto em uma população em equilíbrio é 2pq, a resposta é: 2 x 0,99 x 0,01 = 0,019 ou 1,9%

(UFRJ 1997) - Proteínas

A glicoquinase e a hexoquinase são duas enzimas que reagem com o mesmo substrato, a glicose. Ambas são enzimas intracelulares que fosforilam a glicose formando glicose 6-fosfato (G6P). Dependendo da enzima produtora, a G6P pode ou ser degradada na via da glicólise para gerar energia ou então ser usada para síntese de glicogênio. A glicólise ocorre nos tecidos em geral e a síntese de glicogênio ocorre principalmente no fígado. A síntese do glicogênio somente acontece quando existe excesso de glicose no sangue. Essa é uma forma de armazenar esse açúcar. Observe a figura a seguir, que apresenta as velocidades de reação dessas duas enzimas em função da concentração da glicose. Níveis normais de glicose no sangue estão ao redor de 4 mM.

Qual das duas enzimas gera G6P para síntese de glicogênio hepático? Justifique sua resposta.

Resolução:
A hexoquinase possui uma grande afinidade pela glicose, ou seja, ela atinge a velocidade máxima com uma concentração muito pequena de glicose. A glicoquinase exibe uma afinidade bem menor pois somente atinge sua velocidade máxima em concentrações bem mais altas do substrato. Logo, a enzima que contribui para a formação de glicogênio hepático é a glicoquinase, pois esta somente produz G6P com máxima eficiência quando há excesso de glicose no sangue.

(UFRJ 1997) - Evolução

Os dois cartuns de Garry Larson, apresentados a seguir, ilustram duas visões diferentes do processo evolutivo:

No cartum A, movidos pelo excesso de população, vários animais atiram-se ao mar realizando assim um suicídio coletivo. Um dos animais, entretanto, possui uma bóia. No cartum B, algumas criaturas aquáticas jogavam beisebol e, por acidente, a bola foi lançada à terra. Para que o jogo prossiga é preciso que alguém recupere a bola. Qual dos cartuns dá uma interpretação lamarckista do processo evolutivo e qual dá uma interpretação darwinista? Justifique sua resposta.

Resolução:
O cartum A representa a evolução darwinista, isto é, na população existia um indivíduo com uma mutação - a bóia - que permitirá sua sobrevivência e possivelmente a sobrevivência da sua espécie. No cartum B, está implícito que a necessidade condicionará a evolução, isto é, para recuperar a bola os animais aquáticos eventualmente terão que invadir o ambiente terrestre. Esta é uma visão tipicamente lamarckista.

(UFRJ 1997) - Taxonomia Botânica

Nas plantas com flores e frutos (angiospermas), os esporos não são lançados no ambiente; eles germinam no corpo do esporófito formando o grão de pólen, que é levado até a folha feminina. Aí, o grão de pólen forma um tubo polínico (gametófito masculino), no interior do qual estão os gametas masculinos. Esse tubo cresce em direção ao óvulo, onde está o saco embrionário (gametófito feminino), com a oosfera. Esse ciclo reprodutivo não depende tanto da água quanto o ciclo reprodutivo de plantas pteridófitas, como as samambaias. Por quê?

Resolução:

Nas pteridófitas o ciclo reprodutivo depende de um ambiente aquoso, pois os anterozóides devem chegar "nadando" até a oosfera. Além disso, nesses vegetais o esporo é lançado no ambiente e depende da água para germinar.

(UFRJ 1997) - Ecologia

Em uma lagoa costeira, foram medidas as concentrações na água de algumas substâncias tóxicas. Os peixes dessa lagoa também foram analisados para as mesmas substâncias. Os resultados dessas medições estão apresentados na tabela abaixo:


*Fator de Bioconcentração = concentração da substância tóxica no peixe/ concentração da substância tóxica na água.

Os peixes analisados são todos carnívoros. Por que a concentração das substâncias tóxicas nos peixes é maior do que a observada nas águas da lagoa?

Resolução:

Os peixes carnívoros se alimentam de outros animais, incluindo alguns filtradores como mexilhões e ostras. Cada um desses animais concentra grandes quantidades de substâncias dissolvidas na água. Os peixes, ao consumirem muitos desses filtradores, acabam acumulando grandes quantidades de substâncias que estavam dissolvidas na água.

(UFRJ 1997) - Biologia molecular

Em um organismo pluricelular com vários tecidos, como no caso dos seres humanos, todas as células possuem um genoma idêntico. Analogamente, é correto afirmar que os ARN mensageiros (ARNm) dos diferentes tecidos são todos idênticos? Justifique sua resposta.

Resolução:

Não. Os tecidos de um mesmo organismo diferenciam-se pelas diferentes proteínas que contêm. Assim, a diferenciação dos tecidos resulta principalmente da transcrição de genes diferentes, o que naturalmente produz uma composição de ARNm qualitativamente diferente de tecido para tecido.

(UFRJ 1997) - Taxonomia

A tabela a seguir mostra o consumo de O2 de um certo animal em diferentes temperaturas ambientes:
Esse animal é endotérmico (homeotérmico) ou ectotérmico (pecilotérmico)? Justifique sua resposta com base nos dados da tabela.

Resolução:

O animal é endotérmico. A tabela mostra que em temperaturas mais baixas o consumo deoxigênio é maior do que em temperaturas mais altas. Logo, houve aumento da taxa de metabolismo, liberando mais energia e calor para compensar a perda para o ambiente. Os animais ectotérmicos não regulam sua temperatura interna.

(UFRJ 1997) - Genética

Fazendeiros que criam gado leiteiro podem, atualmente, determinar o sexo dos embriões logo após a fertilização, usando um "kit" que determina a presença do cromossomo Y. Se o embrião for fêmea, é reimplantado no útero da vaca. Caso contrário, ele é eliminado ou congelado para uso futuro.

a) Para esses fazendeiros, qual a vantagem dessa prévia determinação do sexo dos embriões?
b) Por que o "kit" pesquisa somente a presença do cromossomo Y?

Resolução:

a) Para o fazendeiro interessa possuir um rebanho só de vacas, pois ele está interessado no leite. b) A presença do cromossomo Y define o sexo pois só machos têm esse cromossomo; já o cromossomo X existe nos machos e nas fêmeas.

(UFRJ 1997) - Genética

O sangue de Orlando aglutina quando colocado em presença de soro contendo imunoglobulinas ou aglutininas anti-A, e não aglutina quando colocado em presença de imunoglobulinas ou aglutininas anti-B. Orlando casa-se com Leila, que apresenta aglutinações inversas. O casal tem um filho cujo sangue não aglutina em nenhum dos dois tipos de soro.

a) Qual o genótipo dos pais?
b) Qual a probabilidade de esse casal ter uma criança cujo sangue aglutine nos dois tipos de soro? Justifique sua resposta.

Resolução:

(UFRJ 1997) - Sangue

Em 1988, um relatório mundial mostrou que milhões de crianças morriam devido a doenças infecciosas e parasitárias associadas à pobreza e à fome. Estima-se que 15 crianças morreram durante os 30 segundos que você levou para ler este parágrafo. O risco de as crianças de comunidades pobres adquirirem essas doenças é maior durante o desmame, pois é nesse momento que a criança deixa de receber anticorpos maternos e um alimento balanceado. Após o desmame, que outro fator é responsável por esse risco? Justifique sua resposta.

Resolução:

A água contaminada. Durante a amamentação com leite materno a criança recebe um produto adequado pois é nutricionalmente balanceado, contendo também linfócitos e imunoglobulinas maternas e sobretudo um produto livre de microorganismos. Quando a criança recebe outros alimentos em forma de papas ou leite artificial, fica sujeita ao risco de contaminação porque freqüentemente esses alimentos são dissolvidos em água contaminada.

(UFRJ 1997) - Sistema Digestório

No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo a-amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades de reação muito próximas entre si. Explique por que a amilase pancreática é a mais importante para a digestão completa do amido ingerido na alimentação.

Resolução:

Como o alimento permanece na boca por pouco tempo, a amilase salivar só consegue degradar o amido parcialmente. Em seguida, devido à acidez do estômago e às enzimas proteolíticas, a amilase salivar é inativada. A amilase pancreática, que é secretada e atua no intestino, digere o amido completamente.

(UFRJ 1997) - Biologia Molecular

O gráfico a seguir mostra as alterações no conteúdo de ADN durante o ciclo de vida da maioria das células:

Considerando que no tecido nervoso dos adultos não há reprodução celular, construa o gráfico que representa a quantidade de ADN no ciclo celular dessas células. Justifique sua resposta.

Resolução:

Não havendo reprodução celular nos neurônios não ocorre duplicação do ADN; não havendo portanto a fase S da duplicação do ADN; como conseqüência, também não existirão as fases G2 e M.

(UFRJ 1997) - Biologia Molecular

O ADN é um polímero constituído por vários nucleotídeos e as proteínas são polímeros constituídos por vários aminoácidos. Um gene é constituído por um número N de nucleotídeos que codifica uma proteína constituída por P aminoácidos. Por que sempre encontramos N>P?

Resolução:
Com a descoberta do código genético sabe-se que um aminoácido é sempre codificado por três nucleotídeos, logo o gene que codifica uma proteína tem sempre maior número de nucleotídeos que de aminoácidos. Sabe-se ainda que existem vários nucleotídeos do gene que servem para a função de regulação e não são transcritos.

(UFRJ - 1997) - Angiosperma

Na maioria dos angiospermas - plantas com flores e frutos - a reprodução depende da polinização, ou seja, do transporte dos grãos de pólen de um indivíduo para outro. Em alguns casos, o transporte é feito pelo vento e, em outros, por animais polinizadores que visitam sistematicamente as flores. Em qual dos dois casos a produção de pólen deve ser maior? Justifique sua resposta.

Resolução:
A produção é maior no caso da polinização pelo vento. Dessa forma os grãos de pólen são espalhados ao acaso, caindo tanto em flores da mesma espécie quanto em flores de outras espécies.

(UNIRIO 2009) - Tecido Muscular



Resolução:
a) nos músculos 
b) perda de massa muscular, diminuição do rendimento do atleta, constantes contusões, estiramentos e distensões musculares.

(UNIRIO 2009) - Reprodução


Resolução:
a) Na fase final da espermatogênese quando ocorre o processo em que os espermatozóides ganham motilidade. 
b) A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. Impede apenas a liberação de espermatozóides, não influenciando na produção de esperma.

(UNIRIO 2009) - Hormônio



Resolução:

a) É um hormônio responsável pela regulação da glicemia (disponibilidade de glicose na 
corrente sanguínea). 
b) Nas células conhecidas como ilhotas de Langerhans no pâncreas. 

(UNIRIO 2009) - Ecologia



Resolução:

a) produtividade primária bruta é a quantidade total de carbono orgânico produzida por organismos ou populações (fotossíntese ou assimilação total); produtividade primária líquida é a quantidade de carbono orgânico disponibilizada para outro nível trófico da cadeia/teia alimentar (fotossíntese menos respiração ou assimilação parcial). 
 b) PPL

(UNIRIO 2009) - Sangue



Resolução:
Nas hemácias: formação de oxiemoglobina e liberação de CO2 que estava sob a forma de carboemoglobina. 
No plasma: baixos níveis de concentração de CO2e O2livres; O bicarbonato difundido no plasma será transformado em CO2para liberação no alvéolo.

(UNIRIO 2009) - Metabolismo Energético


Resolução:
a) fermentação láctica 
b) na deficiência ou escassez do oxigênio

(UNIRIO 2009) - Genética



Resolução:








(d) 8 unidades morgan, morganídeos dentre outras unidades

(UNIRIO 2009) - Vacina/Soro



Resolução:
a) Soro, porque já tem os anti-corpos agregados, capazes de neutralizar a ação das substâncias contidas no veneno da cobra. 
b) A vacina é usada na profilaxia (prevenção) porque estimula o organismo a produzir céluas de memória que permanecem no sangue, possibilitando uma resposta secundária. As vacinas são antígenos ou agentes infecciosos que estão incapazes de desencadear a doença. Isso resulta na formação de anticorpos pelo organismo. O soro é usado no tratamento, pois já possui o anticorpo específico. Os soros têm anticorpos produzidos em outros organismos e proporcionam imunidade temporária.

(UNIRIO 2009) - Reprodução


Resolução: 

a) Partenogênese ou telitoquia, isto é o desenvolvimento de um embrião sem a contribuição gênica paterna. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Neste processo os ovos destes lagartos se desenvolveram sem serem fertilizados por esperma. Ou seja, óvulos não fecundados. 
b) Produzir descendência na impossibilidade de fecundação de fêmeas; Para muitos estudiosos a partenogênese ou telitoquia facilitaria a conquista de novos ambientes. É mais fácil fundar uma nova população só com uma fêmea, do que com uma fêmea e um macho. Garantir a reprodução da espécie mesmo que uma fêmea viva isolada, p. ex. em uma ilha deserta.

(UNIRIO 2008) - Ecologia




Com base nas informações fornecidas e no gráfico apresentado, explique, sucintamente, o que as forças  representam para uma população, ilustrando cada explicação com um exemplo.

Resolução:

PB: força que tende a fazer uma população crescer; capacidade potencial de uma população aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis. Ex.: taxa de reprodução; habilidade para migração ou dispersão; mecanismos de defesa; habilidade para suportar condições adversas. 
R: força que tende a impedir o crescimento da população; combinação de fatores bióticos ou abióticos que impedem o crescimento da população. Ex.: falta de água ou de alimentos; falta de espaço ou habitat conveniente; presença de predadores, parasitas; doenças; competição

(UNIRIO 2008) - Genética



Resolução:
 a) Sim 
 b) Só nascerão pretos BbEe e amarelos Bbee 
c) Opções: 1-BbEe x BbEe, 2-BbEe x bbee, 3-BbEe x Bbee, 4-BbEex bbEe, 5-Bbee x bbEe , ou Cada indivíduo duplo heterozigoto

(UNIRIO 2008) - Citologia

EM RÓTULOS DE ALGUNS REFRIGERANTES É INDICADO UM BAIXO TEOR DE SÓDIO O sódio (Na+) é o principal eletrólito no LEC (líquido extracelular). Em excesso, causa problemas na saúde das populações que o ingerem dessa forma. Assim sendo, este é o principal mineral que deve ser analisado no rótulo nutricional de qualquer produto. Em muitos alimentos industrializados, você vai encontrar quantidades excessivas, principalmente, em aditivos alimentares. Adoçantes, também, são produtos com grande quantidade de sódio, como adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina. Você observa o rótulo nutricional dos alimentos? A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade e suas limitações. Os produtos fabricados a partir de 1o de agosto de 2006 devem estar adequados à nova legislação. Em todos os rótulos nutricionais devem constar as seguintes informações: valor energético (calorias), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

a) O sódio desenvolve um papel importante em diversas funções do organismo. Descreva um exemplo de como este elemento pode atuar no organismo.
b) A concentração do sódio no plasma é muito maior do que no interior das hemácias. Explique as características deste mecanismo que mantém esta diferença iônica entre a célula e o meio e nomeia-as.
c) Em condições normais é esperada uma concentração de 135 a 145 mol/L de sódio no sangue. Qual o principal da ingestão excessiva de sódio e como se pode caracterizar este problema?


Resolução: 


b). Íons Na + penetram na célula por difusão mas são expulsos através da membrana. O fenômeno ocorre contra o gradiente de concentração, isto é, no inverso da tendência da difusão e depende de energia fornecida pelacélula. Transporte ativo ou bomba de Na + Hipertensão. A hipertensão arterial é umaumento da pressão interna dos vasos sanguineos podendo ocorrer a ruptura dos mesmos, em especial de capilares. 
c) Cálculos renais. Depósito de sais nos rins

(UNIRIO 2008) - Bactérias

A quimiossíntese é um processo autotrófico restrito a certos tipos de bactérias. Descreva, sob a forma de equações simplificadas, os processos relativos às seguintes bactérias:

a) sulfobactérias
b) ferrobactérias
c) nitrosomonas
d) nitrobacter

Resolução:


(UNIRIO 2008) - Evolução

Os fósseis (do latim fossilis, tirado da terra) são vestígios deixados por seres que viveram no passado e constituem a mais forte evidência de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos atuais.

a) Apresente dois tipos de vestígios que podem ser considerados fósseis.
b) Descreva, sucintamente, dois ambientes onde podemos, de forma geral, encontrar fósseis.

Resolução:
a) Ossos; dentes; pegadas impressas em rochas; fezes petrificadas; animais integralmente conservados no gelo; organismos incluídos em resina de árvores petrificadas; rastros impressos em rochas e em material sedimentado; carapaças petrificadas; impressão de folhas em rochas sedimentares, pedaços de troncos de árvores, conchas de moluscos, cascas de ovos, petróleo, carvão "mineral". 
b) Em qualquer ambiente constituído por rochas sedimentares; geleiras perenes; resinas naturais petrificadas.

(UNIRIO 2008) - Fotossíntese

O vermelho de cresol é uma substância indicadora de pH, de bastante sensibilidade, que se apresenta na cor amarela em pH ácido e púrpura em pH básico. A partir de um experimento com duração de 24 horas, descrito pelo esquema apresentado a seguir, responda:

a) Qual o resultado esperado no Tubo 1?
b) Qual o resultado esperado no Tubo 2?
c) Que processo está envolvido particularmente neste experimento?
d) Como se justificam os resultados obtidos?

Resolução:
a) Cor púrpura no Tubo 1 / pH básico.   
b) Cor amarela no Tubo 2 / pH ácido. 
c) O processo é a fotossíntese 
d)  No tubo 1, como a planta está em um recipiente com luz, ocorre a fotossíntese. Nela, a planta capta o CO2 do meio (responsável por deixar o pH ácido). No Tubo 2 não houve fotossíntese e é esperado que a solução mantenha o pH levemente ácido por não ter absorvido o CO2. Além disso, a concentração de CO2 tende a aumentar pela respiração, deixando o pH ainda mais ácido.

(UNIRIO 2008) - Evolução

Adaptação é o ajustamento que todos os organismos apresentam em relação ao ambiente em que vivem. Na figura que se segue, podemos observar as raposas-do-ártico com a pelagem totalmente branca durante o inverno, quando o ambiente está totalmente coberto de neve, e pelagem acinzentada nas outras épocas do ano, quando não há neve.

a) Qual a denominação deste mecanismo de adaptação?
b) Como pode ser definido esse mecanismo?

Resolução:
a)  camuflagem; 
b) processo em que uma espécie desenvolveu, ao longo de sua evolução, uma ou mais características corporais que se assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por espécies com as quais convive. 

(UNIRIO 2008) - Taxonomia

Mundo desconhecido
Os oceanos oferecem 99% do espaço onde a vida pode se desenvolver na Terra; e o oceano profundo, imerso na escuridão, ocupa 85% dos mares, formando um dos maiores e mais desconhecidos habitats do planeta. As estimativas atuais do número de espécies a serem descobertas variam entre dez e trinta milhões. Estas informações nos sugerem que muitas modificações ainda podem ocorrer no nosso atual sistema de classificação dos seres vivos. Há algum tempo a classificação dos animais nas categorias Vertebrados e Invertebrados caiu em desuso, sendo considerados atualmente Cordados e Não-Cordados.

Destaque quatro características que permitam a classificação do animal no filo Chordata.

Resolução:
simetria bilateral, celomados, notocorda em pelo menos uma fase de seu ciclo de vida, fendas branquiais ou fendas faríngeas ou poro branquial, tubo nervoso dorsal ou tubo neural dorsal triblásticos, miômeros, deuterostômios, cauda pós-anal.

(UNIRIO 2007) - Sistema Nervoso

O uso de álcool entre adolescentes é, naturalmente, um tema controverso no meio social e acadêmico brasileiro. Ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), é prática comum o consumo de álcool pelos jovens - seja no ambiente domiciliar, em festividades, ou mesmo em ambientes públicos. A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado, condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda. O uso de álcool entre adolescentes está associado a uma série de prejuízos neuropsicológicos, como na memória. Outros danos cerebrais incluem modificações no sistema dopaminérgico, como nas vias do córtex pré-frontal e do sistema límbico. Alterações nestes sistemas acarretam efeitos significativos em termos comportamentais e emocionais em adolescentes.

Como funciona a dopamina no Sistema Nervoso ?

Resolução:
Neurotransmissor e: modulador dos níveis de AMPcíclico, ou modulador da motricidade, ou inibidor/estimulador da transmissão sináptica, ou associada a mecanismos de recompensa(prazer) em dependentes químicos ou comportamentais (compulsões). 

(UNIRIO 2007) - Evolução

Texto I
A ferida (úlcera, queimadura) é considerada como uma ruptura da barreira biológica, que tende à regressão espontânea e completa (cicatrização) dentro de um prazo mais ou menos preestabelecido, respeitando variações individuais. O aparecimento de complicações, como a infecção da ferida, retarda a cicatrização, aumenta o período de internação e encarece o tratamento. O uso indiscriminado de antibióticos tem aumentado o número de cepas resistentes, obrigando a utilização de novas drogas. O alto custo destes medicamentos, a geração de cepas resistentes e a interferência no processo cicatricial impedem seu uso indiscriminado. Por estas razões, métodos alternativos de tratamento local das feridas têm sido analisados e aplicados na clínica.

Texto II
As características de um substituto ideal da pele, a ser utilizado na aplicação de curativos, já foram há muito determinadas. Entretanto, ainda não se conseguiu o produto ideal. As características são aderência, permeabilidade ao vapor d’água, elasticidade, durabilidade, constituir uma barreira às bactérias, não ser antigênico, ter ação hemostática, ser de fácil aplicação e manuseio e, finalmente, ser de baixo custo (PITANGUY et al.,1988). Arch. Vet. Scienc, 1998

 a) Como pode aumentar o número de cepas de bactérias resistentes, a partir do uso indiscriminado de antibióticos?
b) A partir das características para um substituto ideal da pele, citadas no Texto II, escolha uma compatível com componentes ou estruturas celulares do tecido epitelial de um animal vivo, nomeie-a e descreva sua função.

Resolução:
a- Por meio da seleção natural - antibiótico elimina as bactérias não resistentes e seleciona as resistentes. 
b- Característica - Aderência:Desmossomas, Tonofibrilas, Camada de Malpighi, Papilas 
dérmicas, Interdigitação – Todas têm papel importante na coesão com células vizinhas

(UNIRIO 2007) - Fisiologia vegetal

O Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de frutas, algo em torno de 39 milhões de toneladas por ano. Não obstante essa colocação, o Brasil exporta pouco mais de 1% da sua produção de frutas in natura, ocupando o 20º lugar entre os países exportadores, segundo dados do Ministério da Agricultura. No Brasil, produzem-se frutas tropicais e de clima temperado, o que é decorrência da extensão do território, sua posição geográfica e suas condições edafoclimáticas.


Resolução:
a- Situação B. Ao manter baixa a concentração de oxigênio e alta a concentração de gás carbônico, tem-se a taxa de respiração diminuída, o que leva ao retardamento do amadurecimento. 
b- Etileno. Regulação do amadurecimento: Baixa concentração de O2 inibe a síntese 
do etileno e a alta concentração de CO2 inibe o efeito do etileno. 

(UNIRIO 2007) - Ecologia

Um estudo divulgado nesta última quinta-feira indica que não haverá praticamente mais nada para pescar nos oceanos até 2048, caso a atual taxa de mortalidade das espécies marinhas continue do jeito que está. De acordo com o levantamento feito por uma equipe internacional de cientistas e publicado na revista científica Science, os estoques de pesca já caíram cerca de 33% e a taxa de eliminação da biodiversidade marinha continua aumentando. No entanto, os cientistas ainda acreditam que é possível reverter a previsão. http://www.bbc.co.uk
A maior parte dos estoques pesqueiros está esgotada e sem capacidade de aumento. A pesca tem que ser explorada com extremo cuidado. Uma das formas que a ciência sugere para evitar o fim do estoque de pescado é a manipulação artificial das principais espécies pesqueiras. Técnicas aplicadas para espécies dulcícolas, como a truta-do-rio (Odum, 1988), podem ser aplicadas para organismos marinhos.


Sabendo-se que a truta-do-rio tem seu período reprodutivo influenciado pelo fotoperíodo e tomando como base o gráfico de controle da época de reprodução da truta-do-riacho em que a área cinza representa o período da desova, identifique

a) que curva (contínua ou pontilhada) indica a população manipulada artificialmente. Justifique sua resposta. b) qual é a variável ambiental representada no eixo y.

Resolução:
a- Curva Contínua.– Justificativa: Antecipação da desova produzindo mais ciclos de desova, o que acarretaria em um aumento da produção pesqueira. 
b-Fotoperíodo 

(UNIRIO 2007) - Genética

Empresa britânica de biotecnologia está desenvolvendo um robô que faz as células do folículo piloso crescerem para serem usadas em tratamentos contra calvície. A companhia Intercytex testou com sucesso um método para remover em 30 minutos os folículos pilosos da parte de trás do pescoço, multiplicá-los e reimplantá-los na cabeça, através de injeção na pele. O método poderia ser usado para tratar casos de calvície em homens ou alopecia em mulheres. O tipo mais comum de calvície é desencadeado pelo hormônio masculino diidrotestosterona (DHT), que faz com que os folículos se encolham e que o cabelo se torne mais fino, até parar de crescer. A tecnologia também será testada em casos de alopecia, mas, segundo Higgins, esse tipo de tratamento só estará disponível daqui a três anos ao público em geral. http://www.bbc.co.uk

A calvície incomoda os homens e as mulheres há muitos anos mas, graças aos avanços científicos, o homem tem conseguido contornar esta situação, porém não é possível, até o momento, evitar a ocorrência de tal fenômeno. Sendo assim, responda:

Qual é o genótipo de um pai, sabendo-se que sua esposa é calva e tem um casal de filhos calvos.

Resolução:

Heterozigoto ou homozigoto dominante
*Lembrar que a calvície é dominante nos homens e recessiva nas mulheres.

(UNIRIO 2006) - Ecologia

Furnas Recupera Área Degradada na Linha Ouro Preto 2 / Vitória.

A Divisão de Meio Ambiente Natural em parceria com os Escritórios de Construção do Rio de Janeiro e de Cachoeira Paulista vêm realizando, desde junho de 2005, um trabalho na área da Linha Ouro Preto 2/Vitória.
As ações do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) na linha Ouro Preto 2/Vitória têm como objetivos principais reconstituir a vegetação, recompor a paisagem e controlar os processos erosivos nos locais onde houve interferências para a construção de estradas de acesso, áreas de manobras e de torres, praças de lançamento de cabos e áreas de empréstimo (locais de onde se retira material para construção). Para isso, são combinadas medidas biológicas, como plantação de gramíneas, leguminosas e arbóreas, com medidas físicas, construção de bueiros, canaletas e caixas de sedimentação.

Justifique a inclusão de plantas leguminosas para a revegetação em programas de recuperação de áreas degradadas.

Resolução:
Enriquecimento do solo através dos mecanismos de fixação do nitrogênio atmosférico pelos microorganismos que se associam às leguminosas.

(UNIRIO 2006) - Biologia Molecular

Estima-se que o comércio de flores movimente, no varejo, entre R$ 1,36 e 1,56 bilhões anualmente. Doenças virais em flores e plantas ornamentais cultivadas podem ocasionar prejuízos consideráveis, como o ocorrido com girassóis e outras plantas ornamentais pela ação do Sunflower chlorotic mottle virus, isolado de Zinnia (SuCMoV-Zi).
A partir do trabalho de identificação e caracterização deste potyvírus isolado de uma planta ornamental (Zinnia elegans), cultivada na Região Noroeste do Estado de São Paulo, foi realizado o seqüenciamento do fragmento viral e determinada a estrutura de uma proteína capsidial com 264 aminoácidos.

Sabendo-se que o códon de início da tradução, AUG, determina o aminoácido metionina e o códon de terminação UGA não codifica aminoácido e interrompe a síntese, qual o número de bases nitrogenadas do RNA viral envolvidas na síntese dessa proteína capsidial? Justifique sua resposta.

Resolução:
795 (setecentas e noventa e cinco) bases nitrogenadas, porque cada códon, composto por três nucleotídeos, codifica um aminoácido, além do último códon que interrompe a síntese e não codifica nenhum aminoácido, isto é, 264 x 3 + 3.

(UNIRIO 2006) - Fisiologia Vegetal

Em plantas, como em animais, hormônios regulam o desenvolvimento e o crescimento. Os hormônios são efetivos em quantidades extremamente pequenas. Os hormônios vegetais são compostos orgânicos produzidos em uma parte da planta e transportados para outra, onde eles irão induzir respostas fisiológicas. Os fitormônios podem ser estimulantes, em uma determinada concentração, e inibidores, em concentrações diferentes. Cinco tipos de hormônios vegetais foram identificados: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico. Juntos, eles controlam o crescimento e desenvolvimento vegetal em todos os estágios de sua vida. Adaptado - Universidade de São Carlos: biologia.if.sc.usp.br/fisiologia-vegetal.(2005)

a)Qual o principal efeito da associação das citocininas com as auxinas?
b)Considerando que grande parte das citocininas é produzida nas raízes, de que modo são transportadas para as demais partes do vegetal?

Resolução:
a) Dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios tem efeitos antagônicos. As auxinas que descem pelo caule inibem o desenvolvimento das gemas laterais, enquanto as citocinas que vêm das raízes estimulam as gemas a se desenvolverem. Quando a gema apical é removida, cessa a ação das auxinas e as citocinas induzem o desenvolvimento das gemas laterais. Uma vez iniciado o desenvolvimento das gemas laterais não mais pode ser inibido. O fato de as gemas mais baixas do caule saírem da dormência antes das mais altas tem a ver com o fato de elas estarem mais próximas das raízes, onde são produzidas as citocinas. 
 b) A citocinina é transportada junto com a seiva bruta. 

(UNIRIO 2006) - Reprodução

Os gráficos A e B referem-se às divisões celulares, precedidas de suas respectivas intérfases, que representam a gametogênese em castas diferentes de insetos sociais da mesma espécie. Analise-os.

Sabendo-se que o gráfico A representa o padrão típico da gametogênese em animais, como explicar a
gametogênese descrita no gráfico B?

Resolução:
O gráfico B representa a gametogênese de um indivíduo haplóide originado 
por partenogênese. 

(UNIRIO 2006) - Tecido Nervoso

O controle da dor é um fator essencial para o sucesso do tratamento odontológico. O grande marco na história dos anestésicos foi, sem dúvida, o desenvolvimento da lidocaína (cloridrato de lidocaína) em meados da década de 40. A lidocaína apresenta curto período de latência, ou seja, rápido início de ação da anestesia, e é utilizada em associação com adrenalina com o objetivo de prolongar o tempo de atuação anestésica. Sabendo-se que a solução anestésica (lidocaína + adrenalina) é injetada nas adjacências imediatas dos nervos, ou mesmo dentro deles em alguns casos, pergunta-se:

a) De que modo a lidocaína impede a passagem do impulso nervoso inibindo a dor?
b) Por que a associação com a adrenalina prolonga o efeito anestésico?

Resolução:
a) Não permitindo o transporte ativo, responsável pela transmissão do impulso nervoso ao longo do axônio. 
b) A ação vasoconstritora da adrenalina retém por mais tempo a substância  anestésica no local desejado. 

Para mais informações:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000300011

(UNIRIO 2006) - Respiração Celular

O cianeto de potássio, veneno conhecido popularmente como cianureto, liga-se à forma férrica do citocromo a,3 cuja ação é muito potente impedindo que os elétrons cheguem ao aceptor final que é o oxigênio.
Em que etapa da respiração aeróbica se verifica a interrupção do processo que leva o indivíduo ao óbito? Justifique sua resposta.

Resolução:

Cadeia respiratória, pois o citocromo a é um dos aceptores intermediários de elétrons da referida etapa. 

(UNIRIO 2006) - Sistema Excretor

Os gráficos seguintes mostram as diferentes quantidades dos principais excretas nitrogenados eliminados por três classes de vertebrados.


a)Qual dos três animais tem maior gasto de energia para eliminar seus catabolitos nitrogenados? Justifique sua resposta.
b) Que pressão seletiva determinou a referida característica em seu metabolismo nitrogenado?

Resolução:
a) Animal 1, pois a transformação da amônia em ácido úrico envolve maior gasto de energia. 
 b) A disponibilidade de água no ambiente.

(UNIRIO 2006) - Sistema Excretor

A contaminação por fungos ou bactérias em tanques ou aquários pode causar sérios prejuízos a criadores de peixes. Quando o nível de contaminação atinge determinados patamares, pode ser dizimada toda a população acometida. Se a identificação da doença ocorre logo no início, pode ser efetuado o isolamento dos indivíduos infectados e a adição de antibióticos ou fungicidas à água em tanques de tratamento.
A terapia será mais eficiente se tratarem de espécimes marinhos ou dulcícolas? Justifique sua resposta.

Resolução:
Marinhos, pois sendo hipotônicos em relação ao meio, bebem a água onde estão adicionados os medicamentos. 

(UNIRIO 2006) - Doenças

                              A influenza aviária
“ ...A disseminação dos vírus da influenza (gripe) aviária entre as criações desses animais ocorre com a
contaminação da água, ração e equipamentos utilizados nos criadouros (incluindo caminhões e tratores). Ovos contaminados são outra fonte de infecção entre as aves, principalmente nos incubatórios, uma vez que o vírus pode ficar presente de 3 a 4 dias na casca dos ovos postos por aves contaminadas. Outra forma de introdução de vírus de influenza aviária é através da importação de material genético e do comércio de aves e seus produtos entre os países.”“...Excepcionalmente o homem pode se infectar com o vírus da influenza aviária (H5N1), através da exposição a aves infectadas ou através da manipulação de aves mortas. Não foi evidenciada a transmissão para humanos pela ingestão de ovos ou pelo consumo de carne congelada ou cozida das aves....é que o vírus ainda não adquiriu condições biológicas de se propagar diretamente entre a população de seres humanos.”Atualmente, contamos com 115 casos humanos de influenza aviária H5N1 com uma taxa de letalidade em torno de 52%.

                 China quer frango transgênico resistente à gripe
Pequim - Cientistas chineses estudam a modificação genética de frangos para que nasçam já imunes à gripe
aviária , informou, nesta segunda-feira, a imprensa estatal chinesa.

Qual o principal perigo que o desenvolvimento de linhagens de frangos resistentes à influenza aviária representaria para a saúde humana? Justifique sua resposta

Resolução:

Esses animais assintomáticos funcionariam como reservatórios da doença, 
tornando o controle ainda mais difícil. 

(UNIRIO - 2005) - Tecido Epitelial

Dois surfistas após uma hora dentro d’água, perceberam a pele enrugada nas pontas dos dedos e na sola dos pés. Cada um deu uma explicação para o fato:
Explicação do surfista 1: Nosso corpo, com menor concentração de soluto do que a água do mar, sofre desidratação por osmose, enrugando a pele.
Explicação do surfista 2: Lentamente ocorre a hidratação da queratina depositada sobre a epiderme, aumentando o volume desta proteína fibrosa, causando dobras nas partes mais espessas.

Qual dos surfistas forneceu a explicação correta do fato? Justifique sua resposta, apontando o erro cometido pelo outro surfista..

Resolução:

O surfista 2.   Nosso corpo não sofreria desidratação uma vez que a nossa pele é queratinizada, impedindo a perda de água por osmose.