(UNIRIO 2007) - Ecologia

Um estudo divulgado nesta última quinta-feira indica que não haverá praticamente mais nada para pescar nos oceanos até 2048, caso a atual taxa de mortalidade das espécies marinhas continue do jeito que está. De acordo com o levantamento feito por uma equipe internacional de cientistas e publicado na revista científica Science, os estoques de pesca já caíram cerca de 33% e a taxa de eliminação da biodiversidade marinha continua aumentando. No entanto, os cientistas ainda acreditam que é possível reverter a previsão. http://www.bbc.co.uk
A maior parte dos estoques pesqueiros está esgotada e sem capacidade de aumento. A pesca tem que ser explorada com extremo cuidado. Uma das formas que a ciência sugere para evitar o fim do estoque de pescado é a manipulação artificial das principais espécies pesqueiras. Técnicas aplicadas para espécies dulcícolas, como a truta-do-rio (Odum, 1988), podem ser aplicadas para organismos marinhos.


Sabendo-se que a truta-do-rio tem seu período reprodutivo influenciado pelo fotoperíodo e tomando como base o gráfico de controle da época de reprodução da truta-do-riacho em que a área cinza representa o período da desova, identifique

a) que curva (contínua ou pontilhada) indica a população manipulada artificialmente. Justifique sua resposta. b) qual é a variável ambiental representada no eixo y.

Resolução:
a- Curva Contínua.– Justificativa: Antecipação da desova produzindo mais ciclos de desova, o que acarretaria em um aumento da produção pesqueira. 
b-Fotoperíodo 

0 comentários:

Postar um comentário