(UNIFESP 2014) - Ecologia

As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os diferentes níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos: número de indivíduos, biomassa ou energia. Elas são lidas de baixo para cima e o tamanho dos retângulos é proporcional à quantidade que expressam. Considere uma pirâmide com a seguinte estrutura:

a) Que tipo de pirâmide, entre os três tipos citados no texto, não poderia ser representada por essa estrutura? Por quê?
b) Dê um exemplo de uma pirâmide que pode ser representada pela estrutura indicada. Substitua 1, 2 e 3 por dados quantitativos e qualitativos que justifiquem essa estrutura de pirâmide.

Resolução:
a) Pirâmide de energia. A pirâmide de energia só pode ser representada com a base larga (produtores) e com os níveis superiores mais estreitos, pois sempre há perda de energia quando se passa de um nível trófico para outro.
b) A pirâmide pode ser representativa da biomassa do plâncton marinho, na qual 1 representa a massa do fitoplâcton, 2, a massa do zooplâncton e 3, a dos peixes. A biomassa do fitoplâncton pode ser menor do que a do zooplâncton, porque a biomassa que o constitui se reproduz com grande velocidade e apresenta alta eficiência fotossintética, assegurando a nutrição do zooplâncton, que possui maior biomassa e menor capacidade reprodutora. A pirâmide também pode ser de números, na qual 1 pode ser uma árvore, 2, os pulgões parasitas dessa planta e 3, as joaninhas (besouros), que são predadores dos pulgões. Uma árvore pode nutrir milhares de parasitas, os quais alimentam um menor número de predadores. (Curso Objetivo)

13 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada me ajudou muito. ����

Unknown disse...

Obrigada😍

Anônimo disse...

Gostei! Me ajudou a estudar para prova!
Um salve aí para a galera da infor 2016! Bjs

Bruna Caldas Amaral disse...

Obrigado mi ajudou muito..🤗bjss

Anônimo disse...

Valeu ae ajudou muito.

Unknown disse...

muito bom, vai me ajudar no teste

Unknown disse...

Vtnc resposta grande do c*

Unknown disse...

P.uta que pariu da nem pra colar mais na net tamanho da resposta

Unknown disse...

Obrigada ❤️💞

Tay disse...

Obrigada!❤️

Unknown disse...

Obrigado me ajudou muito

Unknown disse...

Valeu ajudou bastante

Amanda disse...

Muito obrigada, eu ja não estava encontrando em lugar nenhum. E eu ja tinha tentado responder e ja não conseguia... Obrigada mesmo.

Postar um comentário