(UNICAMP 2007) - Citologia

Ao  estudar  para  o  vestibular,  um candidato percebeu que ainda tinha dúvidas em relação aos processos de difusão simples, transporte passivo facilitado  e  transporte  ativo  através  da  membrana plasmática e pediu ajuda para outro vestibulando. Este utilizou  a  figura  abaixo  para  explicar  os  processos. Para  testar  se  o  colega  havia  compreendido,  indicou os processos como A, B e C e solicitou a ele que os associasse  a  três  exemplos.  Os  exemplos  foram:  (1) transporte iônico nas células nervosas; (2) passagem de oxigênio pelas brânquias de um peixe; (3) passagem de glicose para o interior das células do corpo humano.


a) Indique  as  associações  que  o  candidato  deve  ter feito corretamente. Explique em que cada um dos processos difere em relação aos outros.
b) Em seguida, o candidato perguntou por que a alface que sobrou do almoço, e tinha sido temperada com sal, tinha murchado tão rapidamente. Que explicação correta o colega apresentou?

Resolução:
a) As associações corretas são:
  • A  →  2  Na  difusão  ocorre  passagem  de  uma substância através da membrana, sem consumo de energia e sem a presença de proteínas carreadoras. O exemplo é a passagem de O2 pelas brânquias do peixe;
  •  B  →  3  No  transporte  passivo  facilitado  (difusão facilitada), um soluto atravessa a membrana através de proteínas carreadoras e sem consumo de energia, como na passagem da glicose para dentro das células do corpo humano;
  • C → 1 No transporte ativo, há passagem de soluto através  da  membrana  com  consumo  de  energia  e por meio de proteínas carreadoras. O exemplo em questão é o transporte de íons nos neurônios.
b) A alface murchou devido à perda de água das células por  osmose,  consequência  da  hipertonicidade  do tempero em relação à folha da alface.

31 comentários:

Anônimo disse...

roi

Anônimo disse...

Letícia né?

Anônimo disse...

Calma moça, o socorro chegou.. eu vou salvar seu gato akskakakk

Unknown disse...

ksksksksksksksksk

Anônimo disse...

e quais seriam os nomes dos processos a, b e c?

Unknown disse...

qual é a resposta

Unknown disse...

Num da pra resumir mais essa resposta gigante não?

Unknown disse...

Alguém me explicar eu não tendi pfv

Unknown disse...

Letícia né!

Unknown disse...

Bom

Unknown disse...

Gostei Obrgd

Unknown disse...

roi


Gabi disse...

A-transporte passivo=difusão simples
B-transporte passivo=difusão facilitada.
C-transporte ativo
C-

Gabi disse...

2=a pois não gasta energia e não precisa de proteínas caregadoras para atravessar a membrana.
3=b pois tbm n gasta energia,mais precisa de proteínas carregadores.
1=é ativo pois como mostra no desenho gasta energia

Gabi disse...

E a 1=e tbm precisa de proteínas carregadoras

Gabi disse...

1=c*

Gabi disse...

Muito obrigado pessoa q publicou essa resposta eu fui procurar em um site de respostas mais lá eles me deram as respostas erradas e eu acabei ficando receada de por a minha mais agora eu vi q o jeito q eu consegui aprender sozinha só lendo os textos está mesmo certo sou muita grata😍❤️além de me ajudar na b q eu n sabia oq responder

Anônimo disse...

Letícia né?!

Anônimo disse...

vagner

Unknown disse...

Obgda manos

Unknown disse...

Muito obrigado ah TDS vcs:-D

Unknown disse...

oiii

Unknown disse...

Obgd

Anônimo disse...

Roii

Anônimo disse...

#nofapseptember

Anônimo disse...

��

Unknown disse...

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Unknown disse...

Sou a salmonela

Unknown disse...

Salmonelinha na unicamp

Unknown disse...

Gentiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii procurem a palavra stramonium plantinha rssssssssssssrrrrrrrrrrrssss

Anônimo disse...

Gentiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii procurem a palavra stramonium plantinha rssssssssssssrrrrrrrrrrrssss

Postar um comentário