(UFRJ) - Sistema Digestório

No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades de reação muito próximas entre si.

a) Explique por que a amilase pancreática é a mais importante para a digestão completa do amido ingerido na alimentação.
b) Ao longo do aparelho digestivo existem glândulas que produzem, além de enzimas digestivas, substâncias como ácidos e álcalis (os álcalis tornam o pH do meio básico, ao contrário dos ácidos). Qual a importância da presença dessas substâncias na boca, estômago e intestino?
c) O suco pancreático é o suco digestivo mais completo do organismo humano. Certo ou Errado? Justifique.
d) O que são enzimas digestivas e qual sua função?
e) Os carboidratos podem se apresentar, na banana, sob a forma de glicose, frutose e amido. Em relação a essas substâncias, qual delas é aproveitada de forma mais imediata e qual de forma mais tardia? JUSTIFIQUE sua resposta. 

Resolução:
A. Como o alimento fica na boca por um curto período de tempo e assim que chega no estômago a enzima amilase salivar é degradada pela acidez, a digestão do amido é feita de forma parcial. Somente no intestino que a digestão é completamente feita, pela amilase pancreática.
B. Manter o PH constante para que enzimas que atuem em PHs específicos possam realizar suas atividades.
C.Certo. Ele possui enzimas que digerem lipídios (lipase), proteínas (tripsina, quimiotripsina e carboxipeptidase), amido (amilase pancreática).
D. São catalisadores de reações. São responsáveis por degradar o alimento para que este possa ser absorvido.
E. A glicose é aproveitada de forma imediata, pois é um monossacarídeo e  pode ser absorvida, sem haver a necessidade de digestão. Já o amido é aproveitado de forma mais tardia, já que é um polissacarídeo e precisa ser digerido.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Se você for andar de patins pela primeira vez vai cair meu chuchu

Anônimo disse...

Seus locos , deus me livre de vocês sem nosão

Anônimo disse...

Eu publico por que gosto de viver .quem não gosta morra entaõ

Anônimo disse...

Sabe quem publica tudo issto que você ve e a ( Hellen reis)

Lucas disse...

Amei, exatamente o que procurava sobre cirurgia do aparelho digestivo, obrigada!

Postar um comentário