(UFF 2009) - Genética

Em  meados  do  século  XIX,  Gregor Mendel realizou cruzamentos entre pés de ervilha que apresentavam diferentes características morfológicas. Mendel  avaliou  a  herança  de  fenótipos  relacionados com  a  altura,  tipos  de  flores,  morfologia  das  vagens e sementes. A partir da análise dos resultados destes experimentos  ele  postulou  o  que  ficou  conhecido como as leis de Mendel. Na primeira lei de Mendel ou a lei da Segregação dos Fatores, cada característica morfológica,  observada  nas  plantas  é  determinada por fatores que se encontram em dose dupla nesses organismos.  Entretanto,  no  processo  de  reprodução ocorre a segregação desses fatores, que são transmitidos de forma simples para uma nova geração.Com  base  nas  descobertas  realizadas  pela  biologia celular e molecular, responda às questões a, b e c:
a) Atualmente,  como  são  denominados  os  fatores citados por Mendel e por que eles se encontravam anteriormente em dose dupla nas plantas?
b) Qual a macromolécula que compõe esses fatores? Como é denominada e constituída a unidade básica deste polímero?
c)  Explique por que durante o ciclo celular a segregação dos  fatores  está  relacionada  com  o  aumento  da variabilidade genética;
d) Em uma planta de ervilha, os alelos V (dominante) e v (recessivo) determinam a cor amarela ou verde das sementes e os alelos R (dominantes) e r (recessivo) determinam  a  forma  lisa  ou  rugosa  das  mesmas, respectivamente.  A partir da autofecundação de um indivíduo heterozigoto para ambos os alelos, indique os prováveis fenótipos e suas respectivas proporções de acordo com a segunda lei de Mendel.

Resolução:
a) Genes. Eles encontravam-se duplos porque a ervilha é um organismo diplóide, ou seja, apresenta pares de cromossomos homólogos.
b) DNA, cuja unidade básica é o desoxirribonucleotídeo que é constituído por uma desoxirribose, um grupo monofosfatado e uma base aminada/nitrogenada.
c)  Porque na prófase I da meiose se inicia o processo de permuta gênica (Crossing-over).
d) amarela lisa - (9/16) - 56,25% verde e lisa - (3/16) - 18,75%
  amarela rugosa - (3/16) - 18,75% verde e rugosa - (1/16) - 6,25%

0 comentários:

Postar um comentário