(UERJ) - Citologia

Células do tipo X absorvem a substância S apenas por transporte ativo. Essa absorção, em células do tipo Y, é feita por transporte passivo mediado por um transportador específico. Num experimento, foram medidas as velocidades iniciais de transporte de S através das membranas plasmáticas de X e de Y, em função de concentrações crescentes dessa substância no meio extracelular. O experimento foi repetido, então, em presença de um inibidor da geração de ATP nas células. Observe a tabela, que resume as condições do experimento, e o gráfico a seguir.
As curvas que representam as medidas obtidas, respectivamente, nas condições experimentais I, II, III e IV, são:
a) 1 - 2 - 1 - 3.
b) 2 - 3 - 2 - 2.
c) 2 - 3 - 2 - 3.
d) 3 - 3 - 1 - 1.
Resolução:
[B] As duas células, X e Y, absorvem S por proteínas presentes na membrana. Logo, a velocidade crescerá junto com a concentração de S, até atingir o ponto de saturação das proteínas, onde a velocidade se tornará constante. A diferença é que X depende de energia (ATP) para realizar esse processo, pois trata-se de transporte ativo, contra o gradiente de concentração. Assim, quando houver o inibidor de ATP, a velocidade do transporte de X permanacerá inalterada, devido à falta de energia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito boa a explicação, mas o que o "1" do gráfico poderia representar?

Anônimo disse...

Não entendi nada, as alternativas mostram uma sequencia de 4 números, por que?

Lou disse...

É assim, o texto diz que a célula X é por transporte ativo, ou seja, precisa de energia, na tabela está inscrito inibidor de ATP, então qdo o inibidor estiver presente, não haverá energia e a concentração de S será constante, mostrada no gráfico pelo numero 3, por isso, o II mostrado na tabela será o 3 mostrado no gráfico. Agora, qdo o inibidor de ATP estiver ausente a célula X fará o transporte ativo e a concentração de S aumentará, mas não podemos esquecer que o transporte ativo é feito por proteinas, assim haverá um limite em que todas as proteínas vão estar fazendo o transporte, então em uma parte o gráfico será constante, ou seja, o gráfico crescerá e em uma parte e ficará constante na outra, por isso o I da tabela será o 2 do gráfico.
Agora, no caso a célula Y fará transporte passivo, ou seja, sem gasto de energia, mas como o exercício diz 'mediado por um transportador específico' quer dizer que será uma difusão facilitada, pois as proteínas ajudarão nesse processo. Assim, o inibidor de ATP ausente ou presente não importa, pois não haverá a necessidade de energia, ocorrerá independentemente. Como esse processo tbem depende de proteínas, haverá um aumento e depois ficará constante, igual o caso anterior... Assim, tanto o III e IV mostrado na tabela será representado pelo 2 no gráfico!
A resposta no final é I,II,III,IV da tabela, são respectivamente, 2,3,2,2 do gráfico!
Espero ter ajudado!
abs

Anônimo disse...

BOA EXPLICAÇÃO LOU, VALEU!

Anônimo disse...

Enfim, alguém. Muito boa msm Lou!

Unknown disse...

Obrigada

Anônimo disse...

ahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhahahahahhahaahaahahhah EU SOU CRUZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MEU PAAAAIIIII

Anônimo disse...

meu pipi no seu popo meu pipi no seu popo

Postar um comentário