(UNICAMP) - Genética

A herança da cor do olho na espécie humana geralmente é representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e  a  (recessivo,  determinando  cor  azul).  Baseando-se  nessa  explicação,  analise  as  afirmações  abaixo, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta.

a) Afirmação de um casal de olhos azuis: “nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos”.
b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: “nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô paterno tem olhos azuis”.

Resolução:
a) Não. Porque os pais são homozigotos aa, portanto, o  filho  nascerá  necessariamente  de  olhos  azuis, independentemente da cor dos olhos das avós.
b) Sim. O pai é heterozigoto (Aa). Se a mãe também for heterozigota (Aa), o filho poderá ter olhos azuis, a não ser que a mãe seja homozigota (AA).

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Obrigada pela ajuda!

Anônimo disse...

droga,,, então não sou filho do meu pai??

Anônimo disse...

kkkk dna chifral amigo

Anônimo disse...

VAI SE FUDER, FILHO DA PUTA

Anônimo disse...

Sua mãe da o cú e sai bosta

Anônimo disse...

viadopara de chingar pois aqui é um site de biologia (nn da sua mae)

Anônimo disse...

site de cú é rola, FILHO DUMA VEIA SEM DENTE

Anônimo disse...

"é representada SIMPLIFICADAMENTE como um par de alelos", mas a realidade é diferente e há muuuuitos pares de alelos que determinam a cor do olho. Então, anônimo do "droga,,, então não sou filho do meu pai??", fique tranquilo, um casal de olhos azuis podem sim ter filhos de olhos castanhos.

Unknown disse...

A probabilidade de um casal ter um menino e?

Unknown disse...

Eu odeio frases que não se completam...ahhh

Unknown disse...

Muito obg ajudou muito... ☺
Ss eu queria ter olhos azuis mais meus pais são tudo morenos dos olhos escuros então me fizeram linda assim mesmo 🤣☺😊😇

Postar um comentário