Exercícios Resolvidos - Sais minerais, Água e Vitaminas

1. (PUC) No homem, a carência da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois associa-se a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da _________ que permitem a visão da luminosidade.

Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa:

a) A / córnea
b) A / retina
c) C / córnea
d) E / íris
e) E / retina


2. (Enem 2004) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam freqüentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,
a) a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
b) a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
c) a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
d) a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
e) a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

3. (UFMG) Segundo estudo feito na Etiópia, crianças que comiam alimentos preparados em panelas de ferro apresentaram uma redução da taxa de anemia de 55 para 13%. Essa redução pode ser explicada pelo fato de que o ferro,
a) aquecido, ativa vitaminas do complexo B presentes nos alimentos prevenindo a anemia.
b) contido nos alimentos, se transforma facilmente durante o cozimento e é absorvido pelo organismo.
c) oriundo das panelas, modifica o sabor dos alimentos, aumentando o apetite das crianças.
d) proveniente das panelas, é misturado aos alimentos e absorvido pelo organismo.

4. (UFPI)As pessoas que sofrem de osteoporose apresentam uma redução do nível de cálcio no organismo, o que leva à fragilidade dos ossos e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos, nos casos mais sérios, e exercícios físicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, é necessário que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absorção do cálcio. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da:
A) Vitamina A.
B) Vitamina B.
C) Vitamina E.
D) Vitamina D.
E) Vitamina K.

5. (UFSC) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante. Na natureza, há um constante ciclo de elementos e compostos químicos que passam dos seres vivos ao ambiente e deste aos seres vivos. Com relação ao CÁLCIO e o seu ciclo, é CORRETO afirmar que:
( ) nos seres vivos, o cálcio se apresenta, principalmente, na forma de carbonatos e fosfatos.
( ) com a morte dos animais que possuem esse elemento em sua constituição, e com a decomposição das estruturas dos mesmos, os sais de cálcio se dissolvem na água e no solo.
( ) os sais de cálcio são encontrados na organização do corpo de esponjas e corais.
( ) o cálcio integra as conchas de moluscos e os esqueletos de vertebrados.
( ) ele é um elemento químico importante na constituição das moléculas orgânicas, como as proteínas e os lipídeos. 

6. (Unesp) Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes.

Proposta I - distribuição de leite e derivados.

Proposta II - adicionar flúor à água que abastece a cidade.
Proposta III - adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente.
Proposta IV - incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos.
Proposta V - incrementar o consumo de frutas e verduras.

Diante destas propostas, responda.


a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique.

b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê?

7. (Ufsc) A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago). Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:

01. a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.

02. com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.
04. é importante fator de regulação térmica dos organismos.
08. em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.
16. participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.
32. constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

Soma ( ) 

8. (Ufc) Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso é conseqüência da diferente capacidade de síntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B1) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessite apenas que lhe sejam fornecidos aminoácidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol. Com base nessas informações e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda:

estrutura molecular da tiamina

a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivência com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta.
b) Qual subgrupo não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta. 

Resoluções

1. [B] 

2. [C] Como vimos no resumo 1, a água é de vital importância para os seres vivos. Assim, sua  presença em Marte, indicaria a possibilidade de existir ou ter existido vida nesse planeta.

3. [D] 

4. [D] Esta questão enfoca um problema que atinge muitas pessoas, atualmente, a osteoporose. Embora já seja uma doença conhecida e o tratamento bem disseminado, muitas pessoas acreditam que apenas a ingestão de alimentos ricos em cálcio ou medicamentos sejam suficientes para combatê-la, entretanto, a maior parte do cálcio contido nos alimentos é eliminada através das fezes e da urina. A vitamina D aumenta a absorção do cálcio no aparelho gastrintestinal e auxilia a deposição de cálcio nos ossos, por promover o transporte ativo deste íon através do epitélio ileal. Mas a vitamina D possui vários compostos, como o colecalciferol ou vitamina D3 que é formada na pele em conseqüência dos raios ultravioletas do sol. Portanto, está correta a alternativa D. 

5. (V) (V) (V) (V) (F) A última alternativa é falsa pois o cálcio não participa da constituição de moléculas orgânicas, mas sim das inorgânicas.

6. a) Proposta IV. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina - pigmento vermelho presente nas hemácias - que realiza o transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos do corpo.
b) O cálcio presente no leite e seus derivados é fundamental para os processos de calcificação óssea, mineralização dos dentes e coagulação sangüínea.

7. (01) A alternativa está errada pois a quantidade de água varia de espécie para espécie. Em uma água viva, por exemplo, o teor de água é maior que 90%, diferente da espécie humana.
(02) Errado. Quanto maior a taxa metabólica, maior o teor de água em um indivíduo. Logo, se tomarmos o ser humano como exemplo, com o passar dos anos, a tendência é que o percentual diminua.
(04) Correto. Devido ao seu alto calor específico, a água funciona como reguladora térmica.
(08) Pelo contrário. Em tecidos metabolicamente ativos, deve haver a presença de água.
(16) Correto.
(32) Correto.

Logo, as alternativas corretas são: 4, 16 e 32. Soma = 52.

8. a) O subgrupo 3 possui a maior capacidade de síntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B1 a partir de simples aminoácidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina.
b) O subgrupo 1 é o de menor capacidade de síntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. Não consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina.