(Uerj 2011) - Divisão Celular

Normalmente  não  se  encontram  neurônios  no  cérebro  em  plena  divisão  celular. Entretanto,  no  Mal de  Alzheimer,  grandes  quantidades  dessas  células  iniciam anormalmente o ciclo de divisão. Estudos mostram que até 10% dos neurônios nas regiões  atingidas  por  tal  degeneração  tentaram  iniciar  a divisão  celular.  Contudo, nenhum deles conseguiu terminá-la, pois não foi observado o sinal mais característico da  consumação  da  divisão  de  uma  célula:  cromossomos  alinhados  no  meio  dos neurônios.
Nomeie o tipo de divisão celular ao qual o texto faz referência e a fase dessa divisão correspondente ao alinhamento dos cromossomos.

Resolução:
As células somáticas em um organismo multicelular são descendentes da primeira célula, o ovo ou zigoto, através do processo de divisão celular denominado mitose. Como resultado de cada divisão mitótica, são produzidas duas células-filhas geneticamente idênticas à célula que se dividiu.
Durante a mitose, a célula encontra-se em metáfase quando todos os centrômeros dos cromossomos alcançam a placa equatorial, isto é, quando se alinham em um plano no equador da célula. Nesta etapa, como os cromossomos estão condensados ao máximo, sua visualização ao microscópio óptico fica mais nítida.

0 comentários:

Postar um comentário