(Uerj 2005) - Enzimas

A velocidade de reação V de uma enzima é dependente da concentração de seu substrato quando ele está em baixas concentrações; no entanto, quando essas concentrações são muito altas, V torna-se constante e é
denominada velocidade máxima de reação (V máx ). A tabela abaixo fornece algumas características das reações, determinadas em condições ideais, de uma mesma enzima atuando sobre três diferentes substratos, S1, S2 e S3.



Uma preparação desta enzima foi colocada em três frascos, adicionando-se a cada um deles um substrato diferente: S1, S2 ou S3. Estes substratos são, assim, transformados nos produtos P1, P2 e P3, respectivamente.
Considere que:
-  a concentração de enzima foi a mesma em todos os frascos;
-  a concentração de cada um dos substratos foi mantida constante e igual a, durante o experimento;
-  as reações foram realizadas em condições ideais.
Ao fim de um minuto de reação, a ordem crescente das quantidades de produtos formados nos três frascos foi:
(A)P1 < P3 <  P2
(B) P1 < P2 <  P3
(C) P2 < P3 <  P1
(D)P3 < P1 <  P2

Resolução:
[A] A tabela nos fornece o Km (concentração de S quando V=Vmáx/2). Quanto menor for o Km, menor a concentração de substrato necessária para atingir metade da velocidade máxima. Logo, quanto menor o Km, maior é a afinidade da enzima pelo substrato. Então, conclui-se que S2 é a que possui maior afinidade pela enzima e é o frasco que o contém que apresentará maior quantidade de produto (P2) no final do experimento. Aplicando-se o mesmo raciocínio, temos a ordem crescente: P1 <  P2 < P3.

3 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADA, agora sim entendi! Perfeito

Bianca Senna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dois estudantes A e B, trabalhando independentemente, isolaram a lactato desidrogenase de coração de porco, que catalisa a transformação do piruvato em lactato. Em ambos os casos a enzima foi obtida na forma de uma solução concentrada. Os estudos de KM e Vmax, realizados nas mesmas condições, mostraram que embora os valores de KM fossem rigorosamente iguais, os de Vmax diferiram radicalmente. Segundo o estudante A, o fato das velocidades máximas serem diferentes indica que eles haviam isolado enzimas diferentes. Já o estudante B concluiu que eles haviam isolado a mesma enzima apesar dos valores discrepantes de Vmax. De acordo com os resultados experimentais, que estudante está certo? Por quê?

Postar um comentário