(UNICAMP 2007) - Reprodução

A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.

a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.
b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique.
c) Os invertebrados podem apresentar outros tipos de reprodução assexuada. Indique um desses tipos e dê
um exemplo de um grupo de invertebrados em que ele ocorre.

Resolução:
 a) Na reprodução assexuada não ocorre recombinação de material genético entre dois indivíduos. Os organismos são gerados num curto intervalo de tempo e não apresentam variabilidade genética. Na reprodução sexuada acontece recombinação de material genético de dois indivíduos. Os organismos são gerados num intervalo de tempo maior, porém, possuem uma grande variabilidade genética.
b) Em relação à reprodução assexuada podemos destacar:
• Vantagem – produz muitos indivíduos idênticos geneticamente em pouco tempo. Isso é importante quando o ambiente é estável e favorável;
• Desvantagem – se ocorrer uma alteração ambiental (ex.: surgimento de um patógeno), todos os organismos serão eliminados.
Em relação à reprodução sexuada destacamos:
• Vantagem – os organismos apresentam diferenças genéticas e podem ser selecionados em ambientes instáveis e desfavoráveis;
• Desvantagem – os indivíduos são produzidos mais lentamente.
c) As esponjas (poríferos), os pólipos (formas sésseis de celenterados) e os tunicados (urocordados) podem se reproduzir por brotamento. As planárias (platelmintos) sofrem uma divisão transversal e, posteriormente, geram novos vermes por regeneração.

0 comentários:

Postar um comentário