(Uerj 2010) Proteínas

1º Exame de Qualificação - Questão 29

A taxa de síntese e a taxa de degradação de uma proteína determinam sua concentração no interior de uma célula.
Considere o seguinte experimento:
- o aminoácido glicina marcado com 14C é adicionado, no momento inicial do experimento, a uma cultura de células;
- a intervalos regulares de tempo, são retiradas amostras das células, sendo purificadas as proteínas W, X, Y e Z de cada amostra;
- a quantidade de radioatividade incorporada por miligrama de cada uma dessas proteínas - suas radioatividades específicas - é medida ao longo do experimento.
Observe o resultado dessa medição na tabela abaixo:


A meia-vida de uma proteína na célula corresponde ao tempo necessário para que, desconsiderando o processo de síntese, a quantidade de suas moléculas se reduza à metade.
A proteína de menor meia-vida do experimento é identificada por:
(A) W
(B) X
(C) Y
(D) Z

Resolução:
[D] No experimento proposto, pode-se acompanhar a incorporação do aminoácido glicina radioativamente marcado em quatro proteínas de amostras de células. No entanto, como a glicina marcada foi adicionada apenas uma vez, no momento inicial, após algum tempo, a radioatividade específica das proteínas definidas no experimento irá diminuir, demonstrando que elas estão sendo destruídas por mecanismos celulares. A meia-vida de uma proteína na célula é o tempo necessário para que sua concentração se reduza à metade, a partir de um determinado momento, desprezando-se sua síntese. A proteína estudada de menor meia-vida é a que decresce sua radioatividade específica mais rapidamente, no caso, a proteína Z. 

1 comentários:

estimulante masculino vendido em farmacia disse...

qual-e-o-melhor-estimulante-natural

Postar um comentário