(UERJ - 2009 EQ) Citologia


2009 - 2º Exame de Qualificação - Questão 26

O metabolismo energético do organismo varia em função dos níveis de hormônios na circulação sangüínea. Por sua vez, a produção hormonal está relacionada com fatores como existência de doenças, escolhas alimentares e estado de atividade ou de inatividade física.
O esquema abaixo mostra transformações metabólicas predominantes em determinada condição do organismo, envolvendo algumas substâncias em diferentes tecidos.

A condição representada pelo esquema é:
(A) repouso
(B) diabetes melito
(C) hiperinsulinismo
(D) dieta hiperglicídica


[B] Na regulação do metabolismo energético de glicídios, lipídios e proteínas, destacam-se os hormônios insulina, glucagon e adrenalina. A insulina favorece o metabolismo da glicose e a síntese de ácidos graxos, inibindo a utilização de aminoácidos. Glucagon e adrenalina, por sua vez, têm um efeito oposto ao da insulina sobre o metabolismo energético.
O esquema realça o catabolismo de triglicerídios, ácidos graxos e aminoácidos, bem como o estímulo à síntese de glicose (gliconeogênese) hepática e ao acúmulo de glicose no sangue. Essa condição é típica em situações em que há deficiência de insulina, decorrente, por exemplo, do diabetes melito.

0 comentários:

Postar um comentário