(UNIFESP 2013) - Evolução

Em 1997, uma pesquisadora da Universidade Goethe, na Alemanha, deparou-se com a seguinte situação: um de seus pacientes, portador do vírus HIV e já com os sintomas da AIDS, não respondia mais ao tratamento com o coquetel de drogas que recebia. Embora a cepa viral sensível às drogas se mantivesse controlada no organismo do paciente, sem se replicar e em níveis baixíssimos, outras cepas mostravam-se resistentes a todas as drogas utilizadas no coquetel, e o paciente sofria com a alta carga viral e com os efeitos colaterais das drogas ministradas. Visando permitir que o organismo do paciente se recuperasse dos efeitos colaterais provocados pelas drogas, o tratamento foi suspenso por alguns meses. Ao fim desse período, o paciente voltou a ser tratado com o mesmo coquetel de drogas anti-HIV que recebia anteriormente. As drogas se mostraram eficazes no combate ao vírus, e a carga viral caiu a níveis não detectáveis.
(Evolução: a incrível jornada da vida [Documentário da Scientific American Brasil], 2001.)


a) Que mecanismo evolutivo é o responsável pela mudança da característica da população viral frente aos medicamentos? No contexto da Biologia Evolutiva, quem foi o primeiro a propor esse mecanismo?
b) Explique por que o coquetel de drogas foi mais eficaz no combate à doença após o paciente ter ficado um período sem recebê-lo.

Resolução:
a) O mecanismo evolutivo é a seleção natural atuando sobre as variações. Charles Robert Darwin foi o autor que melhor documentou esse mecanismo. 
b) Questão mal formulada, por possibilitar várias interpretações. As causas e explicações possíveis são variáveis, dentre as quais: a seleção natural das formas virais, mutações sofridas pelas formas resistentes, recuperação física e fisiológica do paciente frente aos efeitos colaterais produzidos pelo coquetel anti-AIDS, entre outras. Somente uma experiência controlada seria conclusiva. 
(Resolução Curso Objetivo)

0 comentários:

Postar um comentário