(UFF 2011) - Biologia Molecular

Em um laboratório de bioquímica, havia quatro tubos de ensaio (A, B, C e D), que continham, respectivamente, proteases lisossomais, DNA nuclear de células epiteliais, glicogênio e celulose. Por descuido, o caderno que continha a identificação e a origem de cada tubo foi perdido. Com objetivo de identificar novamente o conteúdo de cada tubo, o pesquisador os denominou aleatoriamente de 1, 2, 3 e 4 e realizou uma nova caracterização bioquímica das substâncias presentes nos tubos.

Com base nas informações e nessa nova caracterização bioquímica, responda aos itens abaixo:

a) Identifique os tubos, preenchendo os parênteses na figura acima com as letras correspondentes (A, B, C ou D). 
b) Qual é a principal semelhança estrutural existente entre a substância do tubo 1 e a do tubo 4 e quais são as suas respectivas origens (vegetal ou animal)?
c) Cite o principal órgão do corpo humano onde fica armazenada a substância identificada no tubo 1. Justifique sua resposta. 
d) Haveria a manutenção da atividade catalítica ótima, caso a amostra original do tubo A fosse mantida na presença de seu substrato em pH 10 a 37 oC? Justifique sua resposta.

Resolução:

B)Ambas são polímeros formados por moléculas de glicose, sendo a substância do tubo 1 de origem animal e a do tubo 4 vegetal.
C)Como a substância identificada no tubo 1 é o polissacarídeo de reserva, glicogênio, o principal órgão de armazenamento é o fígado.
D)Não, pois o pH ótimo para atividade catalítica das proteases lisossomais é ácido

0 comentários:

Postar um comentário