Exercícios Resolvidos - Malária

1. A malária é provocada por um protista do gênero:
a) Entamoeba
b) Plasmodium
c) Trypanosoma
d) Amoeba
e) Leishmania

2. (FAAP) Se um indivíduo com a malária coabitar com pessoas sadias, a transmissão da doença poderá ocorrer através:
a) do uso de instalações sanitárias;
b) do contágio direto;
c) das picadas de algumas espécies de mosquito;
d) da ingestão de alimentos contaminados pelo doente;
e) das fezes de algumas espécies de insetos (como a mosca doméstica, por exemplo).

3. (ESAL-MG) Em relação à malária, mencione a forma infectante do parasita e o gênero do transmissor.  

4. (ESAL-MG) Cite duas formas de proteção ao homem sadio, no que tange a medidas profiláticas de malária.  

5. (Unicamp-SP) Os telejornais noticiaram recentemente que uma seca acentuada causou um aumento nos casos de malária na Amazônia. Isso foi atribuído ao fato de crianças brincarem nas águas represadas.

a) Essa explicação está certa ou errada? Justifique.
b) A que outra parasitose se aplica o modo de transmissão sugerido no texto?
 

6. (Fuvest-SP) O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) diz que 86 índios makuxi, do município de Normandia (RR), estão com malária provocada por garimpeiros evadidos da área ianomâmi. (Folha de S.Paulo, 25/11/90.). Explique como a malária dos garimpeiros pode ter passado para os índios.  

7. (VUNESP) Determinado candidato a prefeito prometeu que, se fosse eleito, faria uma grande ampliação da rede de esgotos e do tratamento de água de sua cidade para erradicar ou diminuir a incidência de doença de Chagas e de malária. Ele realizou a sua promessa, mas falhou parcialmente em seu intento; entretanto conseguiu erradicar a amebíase. Qual a explicação biológica para:

a) a falha apontada?
b) o sucesso conseguido?
 

8. (VUNESP) Os atletas de oito equipes de voleibol iriam disputar um campeonato em uma cidade atingida por epidemia de dengue. Os membros da comissão técnica dos clubes, após uma breve visita as dependências do hotel da cidade, tomaram algumas providências para preservar a saúde dos atletas, que iriam se instalar três dias antes dos jogos naquela cidade.

As medidas profiláticas previamente transmitidas à gerencia do hotel foram:
1.º Instalação de telas em todas as janelas.
2.° Desinfecção de todos os vasos sanitários.
3.° Instalação de ventiladores nos quartos, para dispersar os agentes patogênicos da dengue.
4.° Remoção dos vasos de bromélias da área verde e dos corredores do hotel.
5.° Colocação de flúor nos reservatórios de água.

Quais foram às medidas preventivas corretas para a prevenção da malária? Justifique.
 


Resolução:
1. [B]

2. [C] A malária, ao picar um indivíduo infectado, ingere hemácias com gametócitos do protozoário causador da doença. Dentro do corpo do mosquito, haverá a reprodução sexuada do plasmodium (protozoário causador) e o zigoto se instalará na parede estomacal. Os esporozoítos, então formados, invadem a glândula salivar do mosquito, que quando picar alguém não infectado, irá transmitir a doença. Clique aqui para ver uma animação detalhada sobre a malária. 

3. A forma infectante do parasita causador da malária é o esporozoíto; o gênero do transmissor (fêmeas do mosquito) é Anopheles

4. Tratamento das pessoas doentes; combate ao mosquito transmissor adulto com o uso de inseticidas; aterro de lagoas e poços d'água, que servem de criadouros para as larvas do mosquito; recursos para evitar o acesso dos mosquitos adultos às moradias, como o uso de telas em portas e janelas e guarnecer as camas com cortinados de filó. 

5. a) Está errada, pois a malária é transmitida pela picada de mosquito.
b) Poderia referir-se à esquistossomose, pois as formas infectantes (cercárias) vivem em águas, nas quais caramujos que funcionam como hospedeiros intermediários se desenvolvem. 

6. A malária pode ter sido passada pela picada de um mosquito do gênero Anopheles, que tenha picado um garimpeiro contaminado e depois um índio. 

7. a) Doença de Chagas e malária são doenças cuja transmissão depende de insetos-vetores e não diretamente das condições de saneamento básico.
b) A amebíase é transmitida por água e alimentos contaminados com fezes humanas, contendo cistos do protozoário. Nesse caso, saneamento básico é uma das formas mais importantes de prevenção. 

8. Para prevenir a malária, bem como outras doenças transmitidas por picada de mosquito (dengue, febre amarela, leishmaniose, filarióse) deve-se seguir as instruções 1 e 4. Essas medidas profiláticas impedem a dispersão e proliferação dos mosquitos transmissores.
 

10 comentários:

tibell_selena disse...

a 5-A esta errada, pois há dois tipos de respostas certas; para mim seria:

Certa, pois as águas represadas servem como criadouros para a larva do mosquito e se houver onde o mosquito se reproduzir, haverá mas casos de pessoas sendo picadas pelo mosquito, resultando em mais pessoas infectadas.

Unknown disse...

Olá!
O enunciado diz que os casos aumentaram porque as crianças brincaram na água represada. Não há nenhum tipo de relação entre o fato da criança brincar na água e a contração da malária, uma vez que esta é transmitida pela picada do mosquito.
A água parada pode até ser foco para reprodução do mosquito, mas não é isso que a questão está pedindo.

M. C. A disse...

Amo este blog!

M. C. A disse...

Amo este blog!

Anônimo disse...

eu tabem pq meu professor só tira perguntas daqui pras provas da faculdade. kkkk

Anônimo disse...

professor lucas da faculdade anhanguera de bauru. professor de biologia. e dizem que nós alunos praticamos plagio.

Anônimo disse...

Ameiiiiii esse blog

Unknown disse...

A resposta da questão 2 está mal formulada,se fosse em concurso,caberia recurso,pois a transmissão da malária ocorre quando um mosquito da espécie anapholes (FÊMEA),pica uma pessoa contaminada pelo agente etiólogico protozoário do gênero plasmodium e depois pica uma pessoa sadia.A transmissão da malária não ocorre por qualquer mosquito não.

Unknown disse...

Os telejornais noticiaram recentemente que uma seca acentuada causou um aumento nos casos de malária na Amazônia. Isso foi atribuído ao fato de crianças brincarem nas águas represadas.Essa explicação está certa ou errada? Justifique

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda

Postar um comentário