(UERJ 2006) - Evolução

Considere as proposições abaixo, relacionadas ao conceito de evolução das espécies.

I.     O filósofo grego Anaximandro, que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os humanos evoluíram a partir de seres aquáticos parecidos com peixes. Esses seres teriam abandonado a água para se adaptar à vida terrestre por encontrarem melhores condições neste ambiente.
II.    Em 400 a.C., outro grego, Empédocles, propunha que homens e animais não surgiram como indivíduos completos, mas como partes de um corpo que se juntaram ao acaso, formando criaturas estranhas e fantásticas. Algumas delas, incapazes de se reproduzir, foram extintas, enquanto outras prosperaram.
III.   Sabe-se que mutações neutras, ou seja, aquelas que não alteram substancialmente a atividade biológica da proteína modificada, tendem a se acumular naturalmente a intervalos de tempo longos, porém estatisticamente regulares.

a)    Aponte, para cada proposição dos primeiros evolucionistas citados, Anaximandro e Empédocles, a teoria evolutiva formulada no século XIX que a ela mais se assemelha e justifique sua resposta.
b)    Explique a aplicação do conhecimento das estruturas primárias de um mesmo tipo de proteína, encontrada em diferentes espécies de seres vivos, em estudos evolutivos.

Resolução:
a) A proposição de Anaximandro pode ser genericamente comparável à de Lamarck: os órgãos e estruturas dos seres vivos desenvolvem-se ou atrofiam-se em função da influência ambiental e do uso ou desuso desses órgãos.
  A proposição de Empédocles antecipou os princípios fundamentais da teoria da Seleção Natural de Darwin: ocorrem  alterações  nos  seres  vivos,  mas  apenas os  organismos  modificados  que  são  mais  aptos sobrevivem e reproduzem-se.
b)  Uma maior, ou menor, diferença entre as estruturas primárias  de  um  tipo  de  proteína  encontrada  em várias espécies indica um maior, ou menor, número de mutações ocorridas. A quantidade de mutações, por sua vez, é proporcional ao tempo decorrido desde que tais espécies originaram-se de um ancestral comum.

1 comentários:

Leticia Gabriele disse...

Tirou as minhas dúvidas, obrigada!

Postar um comentário