(FESP/BA) - Evolução

A figura seguinte representa a experiência de Redi. Redi colocou dentro de recipientes, substâncias orgânicas para que entrassem em decomposição. Alguns dos recipientes (à esquerda) foram cobertos com uma gaze e os outros deixados descobertos. Ele demonstrou que  as  larvas  da  carne  podre  desenvolveram-se  de ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desta experiência fortaleceram a teoria sobre a origem da vida, denominada:
a) Hipótese autotrófica
b) Hipótese heterotrófica
c)  Geração espontânea
d) Abiogênese
e) Biogênese

Resolução:
[E]
" GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE
Segundo o princípio da geração espontânea ou abiogênese formulado por Aristóteles, alguns seres vivos se desenvolvem a partir da matéria inorgânica em contato com um princípio vital, ou "princípio ativo". A vida surgiria sempre que as condições do meio fossem favoráveis. Mosquitos e sapos, por exemplo, brotariam nos pântanos. De matérias em putrefação, apareceriam larvas.
BIOGÊNESE
Em 1864 o químico e biologista francês Louis Pasteur (1822-1895) realiza uma série de experiências com os frascos com "pescoço de cisne" e demonstra que não existe no ar ou nos alimentos qualquer "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente. Abre caminho para a biogênese, segundo a qual a vida se origina de outro ser vivo preexistente."
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origem-da-vida/abiogenese-x-biogenese.php

1 comentários:

Unknown disse...

obrigada

Postar um comentário