(UNIRIO 2008) - Citologia

Em rótulos de alguns refrigerantes é indicado um baixo teor de sódio
    O  sódio  (Na + )  é  o  principal  eletrólito  no  LEC (líquido  extracelular).  Em  excesso,  causa  problemas na saúde das populações que o ingerem dessa forma. Assim sendo, este é o principal mineral que deve ser analisado no rótulo nutricional de qualquer produto. Em muitos  alimentos  industrializados,  você  vai  encontrar quantidades  excessivas,  principalmente,  em  aditivos alimentares. Adoçantes,  também,  são  produtos  com grande quantidade de sódio, como adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina.    Você observa o rótulo nutricional dos alimentos?    
A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade e suas limitações. Os produtos fabricados a partir de 1º de agosto de 2006 devem estar adequados à nova legislação. Em todos os rótulos nutricionais devem constar as seguintes informações: valor energético (calorias), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

a) O sódio desenvolve um papel importante em diversas funções  do  organismo.  Descreva  um  exemplo  de como este elemento pode atuar no organismo.
b) A concentração do sódio no plasma é muito maior do  que  no  interior  das  hemácias.  Explique  as características deste mecanismo que mantém esta diferença iônica entre a célula e o meio e nomeia-as.
c)  Em condições normais é esperada uma concentração de  135  a  145  mol/L  de  sódio  no  sangue.  Qual  o principal problema decorrente da ingestão excessiva de sódio e como se pode caracterizar este problema?

Resolução:
a) Manutenção do equilíbrio entre os fluidos celulares e extra-celulares; Essencial para a absorção de glicose; Participa nas contrações musculares;
b) Íons Na +  penetram na célula por difusão, mas são expulsos através da membrana. O fenômeno ocorre contra o gradiente de concentração, isto é, no inverso da  tendência  da  difusão  e  depende  de  energia fornecida pela célula. Transporte ativo ou bomba de Na + .
c)  Hipertensão. A  hipertensão  arterial  é  um  aumento da pressão interna dos vasos sanguineos podendo ocorrer  a  ruptura  dos  mesmos,  em  especial  de capilares.  Cálculos renais. Depósito de sais nos rins.

0 comentários:

Postar um comentário