(PUC/MG 2008) - Sistema Endócrino

Porcos podem ser a salvação de diabéticos.
A maioria das pessoas provavelmente vê os porcos, na melhor das hipóteses, como uma fonte de subsistência ou,  na  pior,  como  animais  glutões.  Mas  parece  que nossos  amigos  suínos  podem  também  ser  valiosos na luta contra o diabetes tipo 1. Pesquisadores estão realizando experiências com novas maneiras de colher células  de  ilhotas  produtoras  de  insulina  em  porcos para  transplantá-las  em  portadores  do  diabetes  –  na esperança de um dia reduzir a necessidade de doses diárias  de  insulina  e  até  mesmo  substituí-las  por tratamentos com células de ilhotas duas vezes ao ano.
(Scientifi c American Brasil, online, 05 de março de 2008.)

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.
a) No diabetes tipo 1, o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina localizadas nas ilhotas pancreáticas.
b) O pâncreas é uma glândula produtora dos hormônios insulina e glucagon, que atuam no controle da glicemia.
c)  A  ação  da  insulina  depende  da  circulação  desse peptídeo pela corrente sanguínea e de sua ligação em receptores na superfície de células-alvo, como as hepáticas e musculares.
d) Os  indivíduos  diabéticos  apresentam  normalmente altas concentrações de glicogênio hepático e muscular.

Resolução:
[D] O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença autoimune, isto é, ocorre devido a produção equivocada de anticorpos contra as nossas próprias células, neste caso específico, contra as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Este hormônio atua estimulando a entrada de glicose na célula e a conversão da mesma em glicogênio (glicogenogênese). Assim, indivíduos que possuam carência na produção de insulina, apresentarão baixas concentrações de glicogênio hepático.

0 comentários:

Postar um comentário