(UNIRIO 2004) - Ecologia

Depoimento 1
“Devido ao seu ciclo de 3 a 4 anos, a necessidade de arar o solo se faz somente na época do plantio, diminuindo, portanto, as oportunidades de provocar a erosão nos campos nordestinos  geralmente  de  solos  rasos  e  de  topografia ondulada. Graças aos esforços de seleção da Embrapa, o período de floração, durante a qual atua o bicudo que acabou  com  a  cultura  do  mocó  tradicional  na  região,  foi muito  reduzido,  permitindo  um  controle  economicamente viável das pragas”.
(www.fazendatamandua.com.br)

Depoimento 2
“O motivo que nos levou a pesquisar e a desenvolver uma  tecnologia  voltada  para  a  formação  ecológica  de pastagens no cerrado foi a resistência que tínhamos, na verdade,  um  verdadeiro  horror,  de  ter  que  derrubar  as árvores do cerrado e arar o solo, para no lugar introduzir, de forma exclusiva, uma gramínea exótica”.
(www.fazendaecologica.com.br)

Na agricultura, embora a prática de arar o solo possa trazer  problemas  como  a  erosão  e  a  lixiviação,  ela continua sendo usada porque traz benefícios ao plantio.  Apresente dois argumentos que justifiquem esta prática em relação ao ciclo do nitrogênio.

Resolução:
 A aeração do solo permite:
–  Maior fixação do nitrogênio
–  Maior  quantidade  de  oxigênio  disponível  para nitrificação.

0 comentários:

Postar um comentário