(UFRJ 2010) Ecologia

A reprodução de muitas espécies de mariposas é facilitada por substâncias voláteis lançadas no ar chamadas feromônios. Tais substâncias são produzidas por fêmeas e capazes de atrair machos a milhares de metros de distância. Cada feromônio atrai machos da espécie da fêmea que os produziu. A eficiência dos feromônios está relacionada a grandes diferenças morfológicas entre machos e fêmeas (dimorfismo sexual), como mostram as figuras abaixo. Armadilhas contendo feromônios são utilizadas para eliminar mariposas consideradas pragas das lavouras.
1 - Explique por que o uso de armadilhas de feromônios é considerado ambientalmente mais seguro para as demais espécies de insetos  silvestres do que o uso de inseticidas.
2 - Explique a importância do dimorfismo sexual das antenas para a reprodução das mariposas.
Resolução:
1 - As  armadilhas  são  específicas;  elas  só  atraem  machos  da  espécie  de  mariposa  que  se quer  controlar.  Os  inseticidas matam insetos de muitas espécies.
2 - As mariposas do sexo masculino percebem os feromônios por meio dos receptores olfativos localizados nas antenas. As antenas plumosas dos machos têm grande superfície relativa, o que facilita a percepção de moléculas dos feromônios no ar e, portanto, a localização das fêmeas.
 

0 comentários:

Postar um comentário