(UFRJ 2000) - Citologia (Mecanismos de transporte pela membrana)

Na membrana citoplasmática existe uma proteína que faz o transporte ativo (com gasto de ATP) de Na+ para fora da célula. Outro tipo de proteína da membrana funciona como uma espécie de portão que pode abrir ou fechar, permitindo ou não a passagem do Na+. Com o portão fechado, o Na+ acumula-se do lado de fora da célula, o que aumenta a pressão osmótica externa, compensando a grande concentração de soluto orgânico no citoplasma. Isso evita a entrada excessiva de água por osmose.
a) Que estrutura celular torna menos importante essa função de equilíbrio osmótico do Na+ nas células vegetais? Justifique sua resposta.
b) Entre as duas proteínas descritas, qual delas permite o movimento do Na+ a favor do seu gradiente de
concentração? Justifique.

Resolução:
a) A parede celular de celulose. A elasticidade da celulose faz com que ela, quando distendida pela entrada de água, exerça uma pressão no sentido contrário, bombeando a água para fora – pressão de turgência. Quando essa pressão iguala a pressão osmótica, a água pára de entrar.
b) A proteína do portão de Na+. Como o Na+ acumula-se do lado extra-celular, a abertura desse portão permite a difusão do Na+ para o compartimento intracelular.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado :)

Unknown disse...

Obrigada

Anônimo disse...

yare yare daze

Postar um comentário