(UERJ - 2011 EQ) Ecologia


2011 - 2º Exame de Qualificação - Questão 27

A influência de fatores ambientais, como a disponibilidade de alimentos, sobre o crescimento dos seres vivos pode ser avaliada experimentalmente. Considere, por exemplo, um inóculo da bactéria E. coli que foi introduzido em um meio nutritivo adequado. O tempo de geração, ou seja, o intervalo de tempo necessário para que uma célula se duplique, foi medido durante a fase de crescimento exponencial e durante a fase estacionária.
Observe os gráficos abaixo:
O resultado desse experimento, em relação à influência de fatores ambientais no crescimento bacteriano, está representado pelo gráfico de número:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV
[D] Durante o crescimento rápido da bactéria, que corresponde à fase exponencial, existe quantidade suficiente de alimentos, o que permite a rápida reprodução. Na fase estacionária do crescimento, a disponibilidade de alimentos não é mais suficiente para manutenção da mesma taxa de crescimento rápido. Dessa forma, o tempo de geração, ou seja, o tempo necessário para que uma célula se duplique deverá ser maior na fase estacionária, como mostra o gráfico IV.

0 comentários:

Postar um comentário