Exercícios Resolvidos - Citologia

1. (Uerj 2004) Foram utilizadas células animais cultivadas, suspensas em meio de cultura adequado, para o estudo dos mecanismos de transporte de uma substância orgânica X e do íon sódio.
Observe os resultados apresentados no gráfico abaixo:
- os pontos P1 e P3 representam as concentrações de X e de sódio, respectivamente, logo após a suspensão das células;
- o ponto P2 define as concentrações de X após algum tempo de incubação das células;
- as coordenadas do ponto P3 definem os quadrantes A, B, C e D.

A) Considerando as alterações das concentrações da substância X após o período de incubação, cite o tipo de transporte ocorrido através da membrana da célula e caracterize-o.
B) Identifique o quadrante para o qual deveria deslocar-se o ponto P3 , após o período de incubação. Justifique sua resposta.



2. (UFRJ 2005) A consistência firme (turgor) dos olhos dos vertebrados aquáticos é conseqüência da pressão do fluido em seu interior. A estabilidade do turgor dos olhos dos tubarões, por exemplo, se deve à elevada concentração de sais de uréia no sangue e no interior dos olhos.
Explique de que maneira essa alta concentração de sais contribui para o turgor dos olhos dos tubarões. 


3. (Unifesp-SP) O esquema representa parte da membrana plasmática de uma célula eucariótica.

a) A que correspondem X e Y?
b) Explique, usando o modelo do “mosaico fluido” para a membrana plasmática, como dá a secreção de produtos do meio intracelular para o meio extracelular.

4. (Pucpr 2009) As microvilosidades do epitélio do intestino apresentam como principal função:
a) Evitar perda de água.
b) Aumentar a superfície de absorção.
c) Realizar os movimentos peristálticos.
d) Facilitar a retenção dos alimentos.
e) Realizar processos de trocas energéticas. 

Resoluções:

1. a) Transporte ativo.
A concentração intracelular de X, inicialmente menor que a extracelular, aumentou após a incubação, tornando-se maior do que a extracelular e caracterizando um tipo de transporte contra gradiente de concentração, dependente de gasto energético. 
b) Quadrante A.
O Na+ é transportado ativamente do meio intracelular para o extracelular através da bomba de sódio, sendo trocado por K+. Portanto, sua concentração intracelular tenderia a diminuir, enquanto a extracelular aumentaria, mesmo contra o gradiente de concentração.

2. A alta concentração intraocular de sais de uréia aumenta a pressão osmótica do globo ocular, aproximando-a daquela da água do mar. A forma se mantém estável porque os dois meios se tornam aproximadamente isotônicos.

3.  a) X corresponde a uma camada dupla de fosfolipídeos, enquanto Y representa uma molécula de proteína.
b) As vesículas de secreção têm seu conteúdo delimitado por uma membrana lipoprotéica, semelhante à membrana plasmática. A vesícula se desloca até a superfície da célula, onde ocorre a fusão entre as camadas bilipídicas da membrana da vesícula e as da membrana plasmática. Como resultado, o material de secreção passa para o meio extracelular.

4. [B] Ao criar mais dobras na superfície celular, maior será a superfície de contato com o meio. Assim, mais eficaz será a absorção intestinal.


10 comentários:

Anônimo disse...

Que bosta

Unknown disse...

gostei muito

Unknown disse...

Bosta e vc filha da outa

Unknown disse...

P U T A

Anônimo disse...

ok obrigado gostei muito obrigado valeu muito mesmo lixo obrigado

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk a treta

Anônimo disse...

Oi, obrigado pela explicação. Mas realmente n consigo entender como q se caracteriza transporte ativo. Li várias vezes a matéria e pra mim ainda parece transporte passivo. Assim, quando o transporte de X é feito de onde há maior concentração (extracelular) p onde há menor concentração (intracelular), n significa q foi a favor do gradiente?
Se puder me ajudar a entender eu agradeceria imensamente...

Anônimo disse...

Nossa cada vez mas eu me surpreendo com esses assuntos 😍😍

Anônimo disse...

É esse assunto no começo não entendi nada pra mim tava um lixo mas agora comecei á entender e Estou surprendida muito obrigado muito bom ✌

Anônimo disse...

babadeira amei obrigada por me ajudar

Postar um comentário