Exercícios Resolvidos - Carboidratos (Exercícios de fixação)

1. Definir carboidrato, açúcar, monossacarídeo, oligossacarídeo, polissacarídeo e dar exemplo.

Os carboidratos, conhecidos também como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos , gícidos, glúcidos, glúcides, açúcares ou sacarídeos, são as biomoléculas encontradas em maior abundância na natureza. Os carboidratos são constituídos principalmente por oxigênio, carbono e hidrogênio, podendo eventualmente apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição. 
Os carboidratos desempenham um papel bastante importante no organismos dos seres vivos, em especial por duas principais funções:

Energética - os carboidratos são a primeira e principal substância a ser convertida em energia na forma de calor nas células, sob a forma de ATP, sendo o principal combustível utilizado pelas células na respiração, a partir do que se obtém energia para ser gasta no trabalho celular. Nas plantas, o carboidrato é armazenado em forma de amido nos amiloplastos, e nos animais, no músculo e no fígado como glicogênio.
Estrutural: certos carboidratos proporcionam consistência, rigidez e elasticidade em algumas células. A pectina, a hemicelulose e a celulose, por exemplo, formam a parede celular dos vegetais. A quitina constitui o exoesqueleto dos artrópodes.
O açúcar é uma das possíveis formas do carboidrato, sendo a forma mais comum de açúcar a sacarose em estado sólido e cristalino.
Os monossacarídeos são carboidratos com pequeno número de átomos de carbono em sua composição, não sofrem hidrólise, são solúveis em água e relativamente pequenos.
Os oligossacarídeos são solúveis em água, mas por não serem carboidratos simples, precisam ser quebrados na digestão para serem aproveitados pelos organismos como fonte de energia. O grupo mais importante dos oligossacarídeos são os dissacarídeos, que resultam da união entre duas e dez moléculas de monossacarídeos. A ligação glicosídica é a ligação responsável por juntar os monossacarídeos, formada pela perda de uma molécula de água. Quando são constituídos por três moléculas de monossacarídeos, são chamados de trissacarídeos.
Os polissacarídeos são carboidratos grandes, em algumas vezes ramificados, formados pela junção de mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia. São insolúveis em água e possuem duas principais funções biológicas, como armazenador de combustível e também como elementos estruturais.

2. Citar exemplos de polissacarídeos estruturais e de reserva.

Exemplo de polissacarídeos estruturais: celulose e quitina.
Exemplo de polissacarídeo de reserva: amido e glicogênio.

3. Descrever a estrutura do glicogênio e indicar a porção da molécula que pode sofrer alongamento.

O glicogênio é um polímero formado por uma grande quantidade de unidades de glicose. Como a glicose possui fórmula C6H12O6, o glicogênio tem fórmula O(C6H12O6)x, na qual x significa a quantidade de monômeros. A estrutura do glicogênio é formada por várias ramificações, fazendo com que este seja mais flexível em comparação à celulose, que possui a mesma fórmula, porém sem essas ramificações.
A porção da molécula de glicogênio que pode sofrer alongamento é a extremidade não-redutora em cada ramificação. Neste local podem acrescentados resíduos de glicose para armazenamento.
 
4. Escrever as estruturas dos dissacarídeos lactose e sacarose. Evidenciar a ligação glicosídica entre os monossacarídeos constituintes.

Uma ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo posterior, através de suas hidroxilas e com a liberação de uma molécula de água.


5. Se celulose e amido são polímeros de glicose, por que possuem funções distintas?

A celulose é semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, e é também é um polímero de glicose, porém, formada por ligações tipo beta (1,4). Essa forma de ligação glicosídica dá á molécula uma estrutura espacial bastante linear, formando fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano. Sendo assim, possuem conformações diferentes.


Fonte: http://www.gratisdicas.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário