(UFSCar-2008) - Respiração Celular

Há cerca de um século, o químico e microbiologista Louis Pasteur, estudando leveduras, verificou que esses organismos eram anaeróbicos facultativos, uma vez que podiam viver tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. Pasteur verificou que a taxa de consumo de açúcar por leveduras crescendo em ambientes anaeróbicos era maior que aquela apresentada por leveduras crescendo em meio aeróbico.

a) Que processos são utilizados pelas leveduras para a obtenção de energia a partir de glicose, na presença e na ausência de oxigênio?
b) Explique as diferenças na utilização do açúcar nesses processos.

Resolução:
a) Na presença de oxigênio, as leveduras obtêm energia por meio da respiração aeróbica; na ausência de oxigênio, esses microorganismos realizam a fermentação alcoólica. 
b) No processo da respiração celular, as moléculas de glicose são “quebradas”, deixando como resíduos gás carbônico e água e liberando grande quantidade de energia (ATP). Na fermentação, a “quebra” da glicose é parcial, resultando, no final do processo, moléculas de gás carbônico e álcool etílico (etanol), com uma menor liberação de energia.

6 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou muito no meu trabalho de biologia 😉😉😉😉

Franciele Reis disse...

Ufa me ajudou resolver umas das 300 questão

Franciele Reis disse...

Quando precisarem de duvidas sobre qualquer assunto pode manda mensagem no meu zap (97)981159154

Anônimo disse...

Salvou muito!!!

Anônimo disse...

mt obrigado, passei de ano por conta desta questão

Unknown disse...

Muito obrigada, me ajudou muito!

Postar um comentário