(UERJ 2009) - Respiração Celular

O monóxido de carbono é um gás que, ao se ligar à enzima citocromo C oxidase, inibe a etapa final da cadeia mitocondrial de transporte de elétrons. Considere uma preparação de células musculares à qual se adicionou monóxido de carbono. Para medir a capacidade de oxidação mitocondrial, avaliou-se, antes e depois da adição do gás, o consumo de ácido cítrico pelo ciclo de Krebs. Indique o que ocorre com o consumo de ácido cítrico pelo ciclo de Krebs nas mitocôndrias dessas células após a adição do monóxido de carbono. Justifique sua resposta.

Resolução:
O consumo diminui. 1 Ao cessar o transporte de elétrons pela cadeia respiratória mitocondrial, a acumulação das coenzimas de oxirredução na forma reduzida (NADH, FADH2) inibe a atividade das enzimas desidrogenases.

7 comentários:

Anônimo disse...

Você pode explicar melhor?

Unknown disse...

Durante a glicólise e ciclo de krebs, os aceptores intermediários de eletrons (NAD e FAD) são reduzidos e ficam na forma de NADH.H e FADH2, respectivamente. Para que sejam reoxidados e possam ser utilizados novamente na glicólise e ciclo de krebs, é necessário a última etapa da respiração celular, a cadeia transportadora de elétrons. Como a questão diz que ela é inibida, ocorre um acúmulo dos aceptores na forma reduzida. Sendo assim, o ciclo de krebs também para. Com isso, o consumo de ácido cítrico é reduzido.
Espero que tenha esclarecido a dúvida. Qualquer coisa, deixe outro comentário ;)

João Oliveira disse...

Se eu escrevesse como você acertaria? Ou precisaria usar enzima desidrogenase e coenzima de oxirreducao(Nadh e Fadh)?

PallomaF. disse...

Quais seriam as consequências desse acumulo?

Anônimo disse...

Morte

Eae cupixa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mama mia

Postar um comentário