(UFPel/2004) - Sistema Endócrino

Tireóide “preguiçosa” reduz risco de câncer de mama Mulheres que têm a glândula tireóide “preguiçosa” têm menos risco de ter câncer de mama, de acordo com novo estudo da Universidade do Texas (EUA). A tireóide é uma glândula que fica na parte anterior do pescoço e ajuda a regular, entre outras coisas, os batimentos cardíacos, o metabolismo e o humor. O estudo sugere que a subfunção dessa glândula, conhecida como hipotireoidismo, retarda o desenvolvimento do câncer, quando ele já existe. Para outros pesquisadores, no entanto, o assunto ainda é controverso. www. folha.uol.com. br /folha/ciência,11.08.2003.
Analisando a notícia veiculada, e utilizando conhecimentos de Biologia, responda às perguntas abaixo.

a) Que relação pode ser encontrada entre o hipotireoidismo e a velocidade de disseminação de um câncer? b) Que hormônios são secretados por uma glândula tireóide normal? Como é regulada essa secreção?
c) Para a produção de seus hormônios, a tireóide se utiliza de um íon. Que elemento é esse?

Resolução:

A.  O hipotireoidismo é a redução da atividade metabólica, causada pela redução dos níveis dos hormônios T3 e T4 (que poderiam acelerar o desenvolvimento de um tumor).
B. T3, T4 e calcitonina. A secreção de T3 e T4 é estimulada pelo hormônio tireotrófico (TSH), produzido pela Adeno-hipófise. Já a calcitonina é estimulada pelo aumento da concentração de cálcio no sangue.
C.Iodeto, iodo.

4 comentários:

Unknown disse...

Sla sou muito burra KkkKK

Anônimo disse...

kskskksksks calma fia

teste disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

aoba

Postar um comentário