(UNIRIO 2007) - Citologia e Evolução

A ferida (úlcera, queimadura) é considerada como uma ruptura da barreira biológica, que tende à regressão espontânea e completa (cicatrização) dentro de um prazo mais ou menos preestabelecido, respeitando variações individuais. O aparecimento de complicações, como a infecção da ferida, retarda a cicatrização, aumenta o período de internação e encarece o tratamento. O uso indiscriminado de antibióticos tem aumentado o número de cepas resistentes, obrigando a utilização de novas drogas. O alto custo destes medicamentos, a geração de cepas resistentes e a interferência no processo cicatricial impedem seu uso indiscriminado. Por estas razões, métodos alternativos de tratamento local das feridas têm sido analisados e aplicados na clínica.
 Acta Cir. Bras, 1997

 Texto II As características de um substituto ideal da pele, a ser utilizado na aplicação de curativos, já foram há muito determinadas. Entretanto, ainda não se conseguiu o produto ideal. As características são aderência, permeabilidade ao vapor d’água, elasticidade, durabilidade, constituir uma barreira às bactérias, não ser antigênico, ter ação hemostática, ser de fácil aplicação e manuseio e, finalmente, ser de baixo custo (PITANGUY et al.,1988). Arch. Vet. Scienc, 1998

 a) Como pode aumentar o número de cepas de bactérias resistentes, a partir do uso indiscriminado de antibióticos?
 b) A partir das características para um substituto ideal da pele, citadas no Texto II, escolha uma compatível com componentes ou estruturas celulares do tecido epitelial de um animal vivo, nomeie-a e descreva sua função.

Resolução:
6a- Por meio da seleção natural - antibiótico elimina as bactérias não resistentes. 
6b- Característica - Aderência: Desmossomas, Tonofibrilas, Camada de Malpighi, Papilas dérmicas, Interdigitação – Todas têm papel importante na coesão com células vizinhas.

0 comentários:

Postar um comentário