(UNIFESP 2012) - Biomas

Leia o texto.
É uma floresta em pedaços. Segundo estimativas recentes, restam de 11% a 16% de sua cobertura original, a maior parte na forma de fragmentos com menos de 50 hectares de vegetação contínua, cercados de plantações, pastagens e cidades. Há tempos se sabe que essa arquitetura desarticulada dificulta a recuperação da floresta, uma das 10 mais ameaçadas do mundo. Pesquisadores coletaram informações sobre a abundância e a diversidade de anfíbios, aves e pequenos mamíferos em dezenas de trechos no Planalto Ocidental Paulista, as terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste e ocupam quase a metade do estado. Ao comparar os dados, os pesquisadores observaram quedas dramáticas na biodiversidade dos fragmentos.
(Pesquisa Fapesp, maio de 2011. Adaptado.)


Responda:
a) Qual o nome do bioma brasileiro a que se refere o texto? Cite uma característica deste bioma quanto ao regime hídrico e uma característica relativa aos aspectos da flora.
b) O texto faz referência às terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste. Rumo a leste, quais são os outros dois ecossistemas terrestres que estão presentes?

Resolução:
a) Mata Atlântica. O bioma Mata Atlântica caracteriza-se pelo alto índice de pluviosidade (4.000 mm/ano). A Serra do Mar retém muito vapor d’água, proveniente do mar, aumentando dessa maneira a pluviosidade. A vegetação é arbórea e estratificada, com muitas epífi tas (bromélias, orquídeas e samambaias) e lianas (plantas trepadeiras). Devido a sua posição na encosta da Serra do Mar, existe muita luminosidade próxima ao solo, o que permite grande desenvolvimento da vegetação herbácea e arbustiva. 
b) Ecossistema: manguezais e vegetação da restinga.

(Resolução Curso Objetivo)

1 comentários:

G. Esmeralda disse...

Belo Post!!!

Postar um comentário