(UNICAMP 2002) - Citologia

Suponha que as células de um tecido foram fragmentadas, separando-se um tipo de organela em cinco tubos de ensaio. Em seguida, alguns componentes químicos de três tubos foram identificados, como especificado abaixo.
Tubo I – Grande quantidade de DNA e RNA; proteínas histônicas e proteínas de membrana.
Tubo II – Fosfolipídeos; proteínas de membrana, RNA ribossômico e proteína de ribossomos.
Tubo III – Fosfolipídeos; proteínas de membrana e clorofila.

a) Qual é a organela presente em cada um dos três tubos?
b) Cite outro componente químico que poderia ter sido encontrado no tubo III.
c) Cite duas organelas que poderiam ter sido encontradas nos tubos IV e V, indicando um componente químico característico de cada uma delas.

Resolução:
a) No tubo I a organela é o núcleo. No tubo II a organela é o retículo endoplasmático rugoso (RER). No tubo III a organela é o cloroplasto. 
b) Tubo III : Carotenóides; DNA; RNA; proteínas dos ribossomos; proteínas de transporte de elétrons; proteínas de transporte transmembrânica; amido; glóbulos de lipídios. Glicose; citocromos. 
c) Os candidatos poderiam citar qualquer duas, entre as respostas abaixo relacionadas: 
Vacúolo: pigmento. Complexo de Golgi: glicosidases ou enzimas que adicionam açúcares; proteínas com radicais de açúcar; fosfatases; sulfatases. Retículo Endoplasmático Liso: enzimas que sintetizam lipídios; nucleotídeos associados a açúcares; proteína P450 ou proteínas de detoxificação. Peroxissomos: catalase ; proteínas de catabolismo de ácidos graxos; enzimas oxidantes; peróxido de hidrogênio. Mitocôndrias: Proteínas da cadeia respiratória; enzimas do ciclo de Krebs; DNA; RNA. Parede celular: celulose. Membrana plasmática: proteínas de membranas. Ribossomos: RNA ribossômico; proteínas de ribossomos. Microtúbulos: tubulina.

0 comentários:

Postar um comentário