(UERJ 2015) - Metabolismo

A taxa metabólica dos animais depende de vários fatores, dentre os quais seu tamanho, atemperatura do meio em que se encontram e sua capacidade de termorregulação. Observe os gráficos abaixo. No gráfico I, indica-se uma relação inversa entre o tamanho de um grupo de animais e suas respectivas taxas metabólicas relativas, ou seja, por unidade de massa corporal; no gráfico II, são apresentadas as curvas de consumo de oxigênio de dois outros animais em função da temperatura ambiente.

Aponte o principal fator responsável pela relação inversa representada no gráfico I e nomeie, dentre os animais nomeados na curva, aquele que precisa passar a maior parte do tempo se alimentando. Em seguida, indique qual das duas curvas do gráfico II é compatível com a taxa metabólica de qualquer um dos animais do gráfico I, justificando sua escolha.

Resolução:
Mamíferos pequenos apresentam uma relação entre área e volume muito maior do que a de animais de grande porte. Comparativamente, é grande sua superfície de contato com o meio externo, o que faz com que percam mais rapidamente o calor que produzem. Por isso, esses animais precisam se alimentar muito mais tempo do que os mamíferos maiores, a fim de manter sua temperatura constante. No gráfico I, o musaranho é o animal que melhor ilustra essa relação. Note-se ainda que os mamíferos, representados no gráfico I, apresentam metabolismo mais intenso em temperaturas baixas, o que corresponde à curva B do gráfico II.

0 comentários:

Postar um comentário