(UNIRIO - 2007) - Biologia Molecular

Na exploração florestal, as operações de corte de árvores registram os acidentes mais graves, em sua grande maioria devido à falha humana (OIT, 1968). O serviço de corte é feito basicamente, com a utilização de moto-serras. Atualmente encontram-se à disposição das empresas modelos mais leves, próprios para o trabalho em reflorestamento e com uma série de acessórios de segurança, visando à maior proteção ao trabalhador no manuseio da máquina. Mesmo assim, devido à intensidade de esforço físico despendido, essa operação torna-se muito desgastante para o operador, além de aliar fatores adversos como ruído elevado e vibração localizada nas mãos e braços. Esses motivos impedem a dedicação por muito tempo a esta atividade, com conseqüências tanto na instabilidade profissional como na saúde do trabalhador. Considerando que em nossa realidade a moto-serra continuará sendo, durante algum tempo, o principal equipamento de corte e o estágio já alcançado pelos fabricantes no desenvolvimento de modelos, torna-se vital a preocupação com o outro lado do problema, ou seja, o homem. O assunto é abordado usualmente quanto ao desenvolvimento de módulos de treinamento para familiarizar o operador com o tipo de serviço e ambiente do qual ele passará a fazer parte, despertando-lhe a consciência para o nível de responsabilidade que dele é exigido em benefício próprio e de seus companheiros. Contudo, unicamente treinamento e educação não terão eficácia se não lhe for proporcionada plena condição de trabalho, conseguida não só com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, mas sobretudo com alimentação adequada para o tipo de serviço e condições em que é realizado. Este trabalho estabeleceu uma dieta balanceada de acordo com as necessidades calóricas e nutricionais de operadores de moto-serra e comparou o rendimento operacional de um grupo de operadores recebendo a dieta balanceada com um grupo testemunha - com alimentação própria. Os resultados demonstraram, após 12 meses, um aumento na produtividade do grupo sob dieta de 12,8% em relação ao grupo testemunha. IPEF, 1985 (Adaptado)

a) Descreva as funções de um dos grupos de nutrientes orgânicos necessários ao pleno desenvolvimento de um metabolismo saudável para seres humanos.
b) Proceda de forma semelhante, referindo-se agora a um nutriente inorgânico.

Resolução:
9a- Proteína: Atividade enzimática, estrutura celular; Glicídeos – Fonte de Energia e carbono; Lipídios - Reserva de energia, composição de hormônios; Vitaminas mediações metabólicas, dentre outras funções. 
9b- H2O: solubilidade de reações, regulação térmica; transporte de substância: Sais minerais- relação direta na regulação de entrada/saída de água na célula; componentes de estruturas esqueléticas, dentre outras funções.

0 comentários:

Postar um comentário