(UFRJ 2010) - Sistema Respiratório

A  intoxicação  por  monóxido  de  carbono  (CO)  é considerada grave e pode levar à morte. O gráfico ao lado mostra a variação do fluxo sanguíneo no cérebro em função da concentração de hemoglobina ligada ao CO no sangue circulante. A  variação  na  intensidade  do  fluxo  sanguíneo observada no gráfico contribui para a sobrevivência do organismo à intoxicação por CO? Justifique sua resposta.

Resolução:
Sim. O aumento do fluxo sanguíneo permite um maior aporte da hemoglobina que contém o oxigênio necessário para a respiração celular. 

5 comentários:

Je disse...

boa noite!
Eu não entendi essa questão pois a concentraçao de carboxi hemoglobina aumenta conforme a intensidade do fluxo sanguineo então pensei que isso fosse acelerar a morte do organismo.

Unknown disse...

Olá, boa noite!
Na verdade, a concentração de carboxi-hemoglobina não aumenta porque a intensidade do fluxo sanguíneo aumenta. É o contrário. A intensidade do fluxo sanguíneo aumenta devido ao aumento da concentração de carboxi-hemoglobina no sangue.
Vamos supor a seguinte situação: uma pessoa, em um incêndio, fica presa em um ambiente e exposta ao CO. Conforme o tempo vai passando, a quantidade de CO no corpo dessa pessoa irá aumentar, e consequentemente, a concentração de carboxi-hemoglobina também. Para permitir um maior aporte da hemoglobina que contém o oxigênio necessário para a respiração celular, o fluxo sanguíneo irá aumentar, como mostra o gráfico.
Ficou mais claro, Je?
Caso não tenha entendido, por favor avise!

Je disse...

Entendi perfeitamente,você poderia me explicar um pouco do efeito bohr?t
Tenho um livro de bio mas nem cita isso, então sei superficialmente.

Je disse...

Obrigada.

Unknown disse...

É, este é um conceito que não está presente em todos os livros, ou às vezes é explicado sem dar o nome "Efeito Bohr". Como você não possui nenhum material com esse conteúdo, procurei algum na internet bem explicado e de fácil entendimento. Também não é muito longo, o que facilita :)
Aqui está: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CE4QFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.geocities.ws%2Fbio2ano%2Fefeitobohr.doc&ei=Aoo1UOH7GILV0QHXs4GICQ&usg=AFQjCNHac5_yqKUP7tU6dkhHx8NOOWOXjA&sig2=WfzjYNnVzZGDqZ4sSsIZtA
É um aquivo do word, e vem até com um gráfico explicando. Caso tenha algum problema para entender alguma parte, avise!

Postar um comentário