(Uff 2006) - Ácidos Nucléicos

O código genético dos seres vivos já foi completamente desvendado. A partir da informação da seqüência de nucleotídeos do RNA mensageiro (mRNA) é possível deduzir a seqüência de  aminoácidos da proteína sintetizada. Sabe-se que, dos 20 aminoácidos, apenas a metionina e o triptofano são codificados por somente um único códon. As seqüências de nucleotídeos e de aminoácidos, mostradas abaixo, representam um mRNA e o peptídeo codificado por ele. Esse peptídeo contém 12 resíduos de aminoácidos e não sofre modificações pós-traducionais.
a)  Na síntese do peptídeo mencionado, apenas um dos aminoácidos foi traduzido, valendo-se da característica de degeneração do código genético. Indique esse aminoácido e justifique sua resposta.
b)  A partir da estrutura primária de um peptídeo qualquer, que não tenha sofrido modificações pós-traducionais, seria possível deduzir a seqüência codante do mRNA que foi traduzido durante a síntese dessa molécula? Justifique sua resposta.

Resolução:
a) Arginina, pois é o único aminoácido que foi traduzido por códons diferentes. (AGA e AGG)
b) Não, pois o código genético é degenerado. Alguns aminoácidos podem ser codificados por diferentes códons e não seria possível saber qual dos códons estava presente no mRNA que foi traduzido.

0 comentários:

Postar um comentário