(Uerj 2008) - Proteínas

Em um experimento, culturas de Escherichia coli foram tratadas com dois agentes mutagênicos que lesam o terceiro nucleotídeo  do  gene  que  codifica  uma  proteína  da  cadeia  respiratória.  O  primeiro  agente  induz  a  troca  da  base adenina por guanina; o segundo promove a supressão da base adenina. Foram selecionadas amostras de células tratadas com cada um dos agentes e isolados os genes modificados. Em seguida, as bases nitrogenadas desses genes foram seqüenciadas, sendo identificadas as estruturas primárias das proteínas que eles codificam. O quadro a seguir resume os resultados encontrados:



Explique por que nas células tratadas com o agente 1 não houve alteração na seqüência de aminoácidos, enquanto nas tratadas com o agente 2 ocorreram grandes modificações.

Resolução:
Como no código genético pode haver mais de um códon para o mesmo aminoácido, é possível não ocorrer modificação na seqüência primária da proteína quando apenas uma base de um códon é trocada. No entanto, como um códon corresponde a uma trinca de nucleotídeos, a perda de um deles pode alterar toda a seqüência de transcrição do gene.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada!!

Postar um comentário