(UFRRJ 2007) - Reprodução

Entre as várias espécies de lagartos do gênero Cnemidophorus, existem aquelas que são partenogenéticas, com populações compostas unicamente de fêmeas. Quando comparadas geneticamente com populações biparentais (aquelas com machos e fêmeas), esperamos encontrar:
a) Maior quantidade de variações nas populações partenogenéticas, porque são mais estáveis.
b) A mesma quantidade de variação nas duas populações, pois a variação genética independe de cruzamentos.
c) Maiores variações genéticas nas populações biparentais, pois estas possibilitam maior probabilidade de combinações entre genes.
d) Maiores variações genéticas nas populações partenogenéticas, porque os cruzamentos em populações biparentais tende a diluir as variações.
e) A mesma quantidade de variação genética nas duas populações, pois a taxa de mutação nos genes de lagartos do mesmo gênero é constante.

Resolução:
[C] A partenogênese é o desenvolvimento de um embrião a partir de um ovócito não fecundado pelo espermatozóide. Como esse processo não envolve a troca de material genético, caracteriza-se então, uma forma de reprodução assexuada, que irá gerar menor variabilidade genética. As populações biparentais possuirão, assim, maiores variações, pois estas possibilitam maior probabilidade de caombinação entre genes (do macho e da fêmea).

0 comentários:

Postar um comentário