(Uerj - 2010) - Citologia

1º Exame de Qualificação - Questão 36

No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínas transportadoras da membrana plasmática. Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado, foram seguidos os seguintes passos:
- adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já no primeiro minuto, seu transportador saturado;
- medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose para o interior dos hepatócitos;
- bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meio da adição de um inibidor da enzima glicoquinase.
Nos gráficos abaixo, os valores de V são medidos em função do tempo de incubação: 

O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:
(A) W
(B) X
(C) Y
(D) Z

Resolução: 
[A] O transporte passivo mediado por transportador exibe uma cinética de saturação do transportador. Esse é o caso do transporte da glicose através da membrana plasmática da célula hepática. No início do experimento proposto, adiciona-se uma quantidade de saturante de glicose. Dessa forma, a velocidade de entrada da glicose no hepatócito deve, no primeiro minuto, já estar no máximo devido à saturação do transportador. No entanto, como o metabolismo da glicose é bloqueado no terceiro minuto, sua concentração no interior da célula aumenta rapidamente, e, consequentemente, sua velocidade de entrada na célula tende a diminuir, já que o transporte passivo depende do gradiente de concentrações externa e interna. Em função do bloqueio, as concentrações interna e externa de glicose tendem a igualar-se, diminuindo sua absorção pela célula. Esse fato está mostrado no gráfico identificado por W.

0 comentários:

Postar um comentário