(Uerj 2010) - Células Tronco

1º Exame de Qualificação - Questão 27

Células adultas removidas de tecidos normais de uma pessoa podem ser infectadas com certos tipos de retrovírus ou com adenovírus geneticamente modificados, a fim de produzir as denominadas células-tronco induzidas. Essa manipulação é feita com a introdução, no genoma viral, de cerca de quatro genes retirados de células embrionárias humanas, tornando a célula adulta indiferenciada. O uso terapêutico de células-tronco induzidas, no entanto, ainda sofre restrições.
Observe a tabela a seguir:

Células-tronco induzidas originárias de um paciente, se usadas nele próprio, apresentariam as consequências
identificadas pelos números:
(A) 1, 3 e 6
(B) 1, 4 e 5
(C) 2, 3 e 5
(D) 2, 4 e 6

Resolução:
[B]
As células-tronco induzidas são preparadas pela introdução em uma célula adulta normal de certos genes de células embrionárias, através da infecção por alguns vírus geneticamente modificados, contendo tais genes. Como ganham características de indiferenciação, agem como se fossem células-tronco embrionárias, que podem regenerar qualquer tipo de tecido.
Se originárias de uma célula adulta normal de um indivíduo e usadas nesse mesmo indivíduo, as células-tronco induzidas apresentarão compatibilidade imunológica. No entanto, o que restringe o seu uso é a possibilidade de tais células poderem transmitir outras doenças associadas aos vírus usados, como o câncer.

0 comentários:

Postar um comentário