(UERJ - 2009 EQ) Citologia


2009 - 1º Exame de Qualificação - Questão 32

A maioria dos seres autotróficos capta a energia da radiação luminosa que recebem. No entanto, seus pigmentos fotossintetizantes são capazes de absorver essa radiação, com eficiência, apenas para determinadas freqüências.
O gráfico abaixo mostra o espectro de absorção de luz desses pigmentos, encontrados em um determinado fitoplâncton:

Uma mesma quantidade desse fitoplâncton foi adicionada a cada um de quatro recipientes, contendo meio de crescimento adequado.
Durante determinado tempo, os recipientes foram mantidos sob temperatura constante e iluminados com a mesma quantidade de energia. Foram usados, porém, comprimentos de onda diferentes, como mostra a tabela:

Ao final do experimento, o número de células em cada um foi contado.
A maior e a menor quantidade de células foram encontradas, respectivamente, nos recipientes de números:
(A) 1 e 4
(B) 2 e 3
(C) 2 e 4
(D) 3 e 1

[C] O gráfico mostra o espectro de absorção de radiação da clorofila de uma alga. No experimento realizado, os testes com os comprimentos de onda 650 e 400 nm correspondem, respectivamente, à maior e à menor taxas de absorção de energia, como se verifica no gráfico.  Portanto, como as demais variáveis são idênticas, a maior disponibilidade energética permite um melhor crescimento para as algas do recipiente 2. Por outro lado, a pouca disponibilidade energética determinará o crescimento menor das algas do recipiente 4.

0 comentários:

Postar um comentário