Ácidos Nucléicos I

São moléculas informacionais e responsáveis pela hereditariedade em um organismo. São formados pelo encadeamento de nucleotídeos. Um nucleotídeo possui a seguinte estrutura:




O ácido nucléico pode ser de dois tipos: DNA - Ácido desoxirribonucleico; ou RNA - Ácido ribonucleico. A pentose pode ser a ribose ou desoxirribose, e a base nitrogenada pode ser a adenina, guanina (bases púricas), timina e citosina (bases pirimídicas), dependendo do tipo de ácido nucléico. 
O encadeamento dos nucleotídeos é feito através da polimerização destes, formando a ligação fosfodiéster. Clique aqui para ver uma animação ilustrando essa ligação.


O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotídeo se liga ao grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotídeo.

(http://www.universitario.com.br)

Devido a esta formação, a cadeia de DNA fica com uma direção determinada, isto é, em uma extremidade temos livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra temos livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose.
Isto determina que o crescimento do DNA se faça na direção de 5' para 3'.



1. DNA - Ácido desoxirribonucleico
  • Pentose: Desoxirribose
  • Bases Nitrogenadas: Adenina, Guanina, Timina e Citosina. As bases podem se ligar, formando uma cadeia de fita dupla. Adenina (A) liga-se à Timina (T) fazendo duas ligações de hidrogênio e Guanina (G) liga-se à Citosina (C) fazendo três ligações de hidrogênio.


Conclusão importante: Em uma cadeia de DNA de fita dupla, a porcentagem de A será igual à de T, e a de G será igual à de C.

  • Apresenta-se geralmente com fita dupla, com duas hélices.
  • Fitas duplas são complementares e anti-paralelas (O termo anti-paralelas deve-se ao fato de que uma das fitas tem a direção exata da sua síntese [5'---3'] enquanto que a outra está invertida [3'----5']) .
  • Função:
  1. Hereditariedade
  2. Produção de RNA
  3. Produção de proteínas
  • Possui propriedade de replicação.


  • Propriedades físicas e químicas do DNA:
  1. Variações na temperatura e no pH causam a desnaturação do DNA. Isso ocorre devido à quebra das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. As hélices ficam então separadas. Porém, é reversível. 
  2. Soluções de DNA em ph=7 e temperatura ambiente, são altamentes viscosas.

  • No Vestibular!

(Puccamp - São Paulo)  Num dado organismo, o conteúdo de guanina no seu DNA é 30%. Assinale no quadro abaixo, a alternativa que contém a porcentagem correta de cada uma das bases nitrogenadas.
Adenina
Citosina
Timina
a)
20
20
30
b)
20
30
20
c)
30
30
30
d)
30
40
40
e)
40
30
40

RESOLUÇÃO
% G = % C  e %A = %T. Logo.. G = 30% e C= 30%. Como o total é 100%, sabemos que a soma de A e T deve ser igual a 100 - (30 + 30). Então A+T= 40%. Como A e T estão em mesmo quantidade, basta dividir esse valor por dois, chegando a A= 20% e T= 20%. Gabarito: B
                                                                                                                   
Link: Estrutura do DNA em 3D, Experiência envolvendo DNA.                                       


2. RNA - Ácido ribonucleico.
  • Pentose: Ribose
  • Bases nitrogenadas: Adenina (A), Guanina (G), Uracila (U) e Citosina (C). A ligação entre as bases ocorre da mesma forma que no DNA. Porém, no RNA a base Timina é substituída de Uracila.


  • Produzido a partir do DNA.
  • Apresenta-se geralmente em fita simples, com uma única hélice.


  • Funções:
  1. Produção de proteínas
  2. Transporte de aminoácidos dentro da célula.
  • No Vestibular
(Fuvest-SP) Um pesquisador que pretende estudar comparativamente a síntese de DNA e RNA em uma célula deve usar nucleotídeos radioativos contendo:
a) timina e uracila
b) guanina e timina
c) citosina e guanina
d) adenina e timina
e) citosina e uracila 

RESOLUÇÃO
Como pretende-se estudar comparando a síntese de DNA e RNA, é preciso que os núcleotídeos radioativos sejam 2, sendo 1 exclusivo de DNA e outro de RNA. A opção que apresenta isso é a letra A. Timina -> Exclusiva de DNA; Uracila -> Exclusiva de RNA.


(FEPA) O DNA e o RNA são constituídos de muitas unidades, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. A diferença entre DNA e RNA está:
a) na pentose e nas bases nitrogenadas.
b) no fosfato e nas bases nitrogenadas.
c) na pentose e no fosfato.
d) na pentose, nas bases nitrogenadas e no fosfato.
e) apenas nas bases nitrogenadas.

RESOLUÇÃO
A diferença entre DNA e RNA consiste na pentose (desoxirribose e ribose, respectivamente) e nas bases nitrogenadas (Timina é exclusiva do DNA e Uracila exclusiva do RNA)