Pages

quarta-feira, 11 de março de 2015

(UNESP 2015) - Taxonomia e Metabolismo

De férias em um sítio, um estudante de biologia realizou um experimento com ovos de galinha. Na primeira etapa, pesou os ovos assim que foram postos, mantendo alguns deles intactos para que as galinhas os pudessem chocar; dos que restaram, retirou seu conteúdo e pesou somente as cascas. Na segunda etapa, logo após o choco, pesou os pintinhos assim que nasceram e também as cascas de seus ovos recém eclodidos, obtendo os resultados exibidos nas tabelas.

O estudante ficou intrigado, pois a soma da massa média por pintinho com a massa média da casca do ovo era menor que a massa média de um ovo inteiro. Sabendo-se que a clara representa cerca de 60% da massa total do ovo, a gema 30% e a casca 10%, os resultados obtidos são os esperados? Justifique sua resposta, explicitando os processos biológicos que levam às massas verificadas ao final do experimento.

Resolução:
Sim. O embrião, ao longo do seu desenvolvimento, consome a matéria orgânica disponível na gema e na clara, utilizando-a na sua construção e no seu metabolismo energético, que se realiza na respiração celular, pois a matéria orgânica é degradada. Assim, fornece o gás carbônico que é liberado para o meio. Além disso, uma parte do material orgânico foi transformada em excretas nitrogenadas, eliminadas pelo embrião e que permaneceram no ovo. Do mesmo modo, a água existente na clara é perdida por evaporação através da casca porosa.
(Resposta Curso Anglo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário