(UFRJ) - Reprodução Humana

A pílula anticoncepcional feminina compõe-se de estrógenos e progestacionais sintéticos. Em geral, a mulher toma a pílula por 21 dias consecutivos, interrompe o uso por alguns dias e, em seguida, inicia uma nova série. Alguns médicos, entretanto, prescrevem o uso continuado da pílula, sem interrupções.

a) Como atua a pílula anticoncepcional?
b) Que diferença no ciclo feminino, particularmente no útero, terá o segundo procedimento, quando comparado ao uso interrompido do medicamento? 

Resolução:
a) A pílula anticoncepcional, um combinado de estrógeno e progesterona sintéticos, determina o espessamento e a vascularização do endométrio; além disso, inibe (feedback negativo) a secreção de LH e FSH (hormônios gonadotróficos secretados pela hipófise). Sem o FSH, não há formação de ovócitos II e sem o LH não ocorre a ovulação. No final da cartela, em razão dos níveis baixos de progesterona, ocorre a menstruação.
b) Se a mulher usar continuamente a pílula anticoncepcional, não há queda de estrógeno e progesterona nas concentrações sangüíneas. Assim, não ocorre a menstruação porque o nível de progesterona continua alto. 

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigada

Postar um comentário